Campo Grande (MS) – Em um Comunicados Interno (CI) dirigido aos “irmãos de profissão” a Dra. Rosana Leite de Melo, diretora presidente do HRMS, fez um extenso comunicado, não apenas ao corpo clínico, mas a todos que estão no enfrentamento da Pandemia. Citando todos os profissionais, sem distinção, em quatro comunicados. A diretora mostra, além de respeito aos colaboradores, o lado humano, parafraseando personalidades como o Hipócrates, Papa Francisco e irmã Dulce, levando aos servidores otimismo, solidariedade e fé.
“Estamos vivenciando, participando ativamente, de uma página da História da Humanidade nunca vivenciada por nós ou nossos pais. Estamos numa PANDEMIA, cujo agente é um vírus, que, apesar de “novo”, nos mostra e reitera a todo momento que os conhecimentos técnicos básicos (o que aprendemos nos primeiros anos de nossa graduação) quando implementados e operacionalizados possuem um impacto e modifica sobremaneira o prognóstico destes pacientes. Discussões à parte do que é certo ou errado, melhor ou pior, formas de prevenção e tratamento – todos são legítimos em seus estudos, observações, reflexões e conclusões – (o que de fato está posto é que a transmissão do Coronavírus é de forma acentuada e acelerada, por gotículas, e que “apenas” 5% dos infectados desenvolverão uma forma (dos diversos espectros clínicos desenvolvidos) que precisarão de internação hospitalar e, por vezes, um respirador, porém… 5% de 1.000, são 50 pessoas, nossa capacidade física não comporta esta transmissão acelerada)”.
No texto Rosana Melo destaca os números do Hospital Regional considerando a realidade do HRMS: 434 médicos, 267 enfermeiros, 700 técnicos de enfermagem (estes números considera o quantitativo de vínculos, os cedidos e os afastados), além de fisioterapeutas, farmacêuticos, bioquímicos, educadores físicos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais e técnicos das demais áreas da Saúde, administrativos, auxiliares e terceirizados do Hospital Regional. Números estes, que segundo a presidente, pode a princípio, por uma visão desavisada, demonstrar que tem médicos suficientes, o que não é real. “Há dificuldade no quantitativo de recursos humanos e providências estão sendo tomadas para recompor parte deste nosso “exército” nesta batalha.
“Peço confiança em nossa gestão e tenham a certeza de que estamos nos esforçando e tendo apoio do Governador e do Secretário de Saúde, os quais estão sempre respondendo prontamente às nossas solicitações como os processos seletivos, os chamamentos e outras ações que virão”.
No primeiro momento dos casos no HRMS (junho/julho/agosto) foram suspensas férias e outras contramedidas foram tomadas para atendimento. Atualmente, a diretora ressalta que não pode, não deve e não suspenderá as férias dos servidores que estão exaustos e doentes.
“O HRMS é um hospital constituído pelos melhores profissionais médicos e da enfermagem (técnica e quantitativamente). Sei o quanto vocês são compromissados e capacitados. Somos Servidores Públicos e profissionais da Área da Saúde e por nossas escolhas, somos privilegiados por vivermos em um País Democrático de Direito”.
A CI informa que no mês de outubro e início de novembro, os casos da Covid-19 tinham diminuído e o hospital já planejava a retomada responsável, chegou a retomar vários atendimentos e também iniciou o Projeto de Reestruturação das Linhas de Cuidado. Entretanto, houve um aumento expressivo e repentino de oito casos admitidos no dia 15 de novembro para 27 no dia seguinte e esses números seguem exponencialmente até hoje.
“Assumimos a gestão há um ano, estamos imbuídos em ferramentas de Governança e podem confiar que todas as medidas tomadas estão em consonância com a Lei e os princípios constitucionais da Dignidade Humana. Assim, os esforços obedeceram nossos eixos norteadores (Recursos humanos, Infraestrutura e Abastecimento) no intuito de não faltar nada que interferisse na assistência. Nossa equipe de diretores se dedicam sobremaneira, 24 horas por dia, sete dias por semana, transmitindo a seus respectivos coordenadores, gerentes e pessoal da ponta todas as decisões e orientações. Peço aos senhores… que tenham fé, esperança e solidariedade. O contrário do Amor não é o ódio, e sim a indiferença. Nesse sentido, solicito que vocês busquem forças para podermos vencer mais esta batalha, a fim de que possamos dar o melhor atendimento aos pacientes”.
Rosana Leite destaca, ainda, o que ela chama de “exército invisível”, referindo-se ao Corpo de Administrativos – Diretoria Administrativa, Diretoria Financeira, Jurídico, Segurança, Agentes da limpeza e todos os demais trabalhadores do HRMS: “Aos olhos dos pacientes e grande parte da sociedade, tal invisibilidade é irreal, pois são importantes em inúmeros processos – demoraríamos muito para discriminá-los- vocês são fundamentais e imprescindíveis por todo o sucesso da assistência aos nosso pacientes.
O trabalho do corpo de administrativos das Linhas de Cuidado e Setores do hospital, conforme descrito pela Dra. Rosana Leite, é fundamental para o hospital pois é por meio deles que o hospital tem as previsões de materiais, organização de escalas, e com o cuidado de gestora, cita uma a uma todas as categorias e a importância de cada um nas atividades que impactam na assistência aos pacientes:
“Vocês podem não dominar a ciência do cuidar tecnicamente conferida aos profissionais da Saúde, mas vocês são competentes em dar uma palavra de apoio, com cortesia ao atender aos nossos pacientes e nossos pares. Estamos todos muito cansados e, por vezes, um sorriso e um bom dia repleto de ternura fará a diferença neste dia àquele que recebe”.
No Comunicado a diretora se coloca, e toda sua diretora a disposição dos órgãos fiscalizadores: “Estamos abertos- somos serviço Público- e temos todos os nossos processos documentados, isto não nos incomoda, faz parte de nossa civilização e é nosso dever prestar contas à sociedade… Nunca escondemos dados, nosso site é transparente” e com um questionamento que fizeram à Irmã Dulce a Diretora encerra o Comunicado expressando seu sentimento: “O que fazer para mudar o mundo? Ela respondeu: AMAR.”
CIs na íntegra:
CI – 095 Diretoria Técnica Assistencial
CI – 091 – Diretoria de Enfermagem