O primeiro semestre de 2017 foi marcado pela superlotação no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Um exemplo claro foi a no PAM (Pronto Atendimento Médico) que tem capacidade física para 77 leitos e diariamente e em todos os períodos atendia cerca de 120 pacientes.
Desde novembro de 2016 a SESAU ( Secretaria Municipal de Saúde) juntamente com a atual gestão do HRMS, implantaram o sistema de Regulação na instituição com o objetivo de diminuir a demanda espontânea, e atender os pacientes que fazem parte dos grupos de referencia no Hospital, como oncologia, cardiologia entre outras especialidades.
O sistema de Regulação aliado a Classificação Manchester que teve origem na Inglaterra e também foi implantado no HRMS em maio de 2016, consiste em cores que classificam e determinam um tempo máximo para o atendimento ao paciente, sendo que a cor vermelha indica que o mesmo deve ser atendido com urgência com tempo zero de espera, já amarelo, verde e azul devem ser atendidas em tempo máximo de 60 minutos, 120 e 240 minutos respectivamente, transformaram a rotina hospitalar no HRMS que passou a otimizar os atendimentos.
Para se ter ideia da qualidade e funcionalidade da regulação, do dia 02 de janeiro de 2018 até agora foram 217 pacientes classificados como verdes e azuis encaminhados para unidades básicas de saúde,e UPAS onde foram diagnosticados, tratados e agendados para dar continuidade em todos os tratamentos. Todo esse encaminhamento é realizado por uma equipe multiprofissional da SESAU que fica locada aqui no HRMS e acolhe os pacientes instrui e reencaminha para o destino correto para atendimento.
“Antes da Regulação nós trabalhávamos em capacidade máxima em todos os setores do hospital e mesmo assim acolhíamos as demandas espontâneas, nos readaptávamos conforme a necessidade, curiosamente nossos índices por exemplo de cirurgias continuam os mesmos, porém agora trabalhamos com pacientes encaminhados para tratamentos específicos e que são de especialidade do HRMS”, declarou o Diretor Presidente Justiniano Vavas.
Conforme o Coordenador de Urgência da SESAU, Yama Higa, a medida foi elaborada para melhorar e garantir atendimento médico para a população, “A Regulação foi estabelecida para direcionar os pacientes para os atendimentos conforme suas necessidades, nosso desafio é implantar essa nova cultura na população “. Concluiu o Coordenador.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa