• TRANSPARENCIA
  • FAQ
  • WEBMAIL
  • lgpd LGPD
Governo do Estado Governo do Estado
  • Apresentação
    • Institucional
    • Estrutura
      • Estrutura Organizacional
      • Ramais internos
    • Quem somos
    • Referências
    • Títulos
    • Habilitações
    • Humanização
    • Regimento
    • Vídeos
  • ATENDIMENTOS
    • Horários de Visitas
    • Contato
    • Assessoria de Imprensa
    • AMBULATÓRIO
    • Pronto Socorro
      • Fluxograma
    • Apoio ao Diagnóstico
  • Ensino, Pesquisa e Extensão
    • Portal do HRMS
    • Programas de Residência Médica
    • Estágios – HRMS
    • Comissão de Ética em Pesquisa
    • Ligas Acadêmicas
    • Hospital de Ensino
  • Serviços
    • Compras
    • Licitação
    • Servidor
    • Ambulatório
      • FLUXOGRAMA
    • Pronto Socorro
    • Diário Oficial
    • EDOC – MS
    • SPI – MS
  • Carta de Serviços

Sistema de Regulação no HRMS eleva índices de atendimentos referenciados e diminui consideravelmente demandas espontâneas

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, janeiro 24, 2018 as 13:27 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

O primeiro semestre de 2017 foi marcado pela superlotação no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Um exemplo claro foi a no PAM (Pronto Atendimento Médico) que tem capacidade física para 77 leitos e diariamente e em todos os períodos atendia cerca de 120 pacientes.

Desde novembro de 2016 a SESAU ( Secretaria Municipal de Saúde) juntamente com a atual gestão do HRMS, implantaram o sistema de Regulação na instituição com o objetivo de diminuir a demanda espontânea, e atender os pacientes que fazem parte dos grupos de referencia no Hospital, como oncologia, cardiologia entre outras especialidades.

O sistema de Regulação aliado a Classificação Manchester que teve origem na Inglaterra e também foi implantado no HRMS em maio de 2016, consiste em cores que classificam e determinam um tempo máximo para o atendimento ao paciente, sendo que a cor vermelha indica que o mesmo deve ser atendido com urgência com tempo zero de espera, já amarelo, verde e azul devem ser atendidas em tempo máximo de 60 minutos, 120 e 240 minutos respectivamente, transformaram a rotina hospitalar no HRMS que passou a otimizar os atendimentos.

Para se ter ideia da qualidade e funcionalidade da regulação, do dia 02 de janeiro de 2018 até agora foram 217 pacientes classificados como verdes e azuis encaminhados para unidades básicas de saúde,e UPAS onde foram diagnosticados, tratados e agendados para dar continuidade em todos os tratamentos. Todo esse encaminhamento é realizado por uma equipe multiprofissional da SESAU que fica locada aqui no HRMS e acolhe os pacientes instrui e reencaminha para o destino correto para atendimento.

“Antes da Regulação nós trabalhávamos em capacidade máxima em todos os setores do hospital e mesmo assim acolhíamos as demandas espontâneas, nos readaptávamos conforme a necessidade, curiosamente nossos índices por exemplo de cirurgias continuam os mesmos, porém agora trabalhamos com pacientes encaminhados para tratamentos específicos e que são de especialidade do HRMS”, declarou o Diretor Presidente Justiniano Vavas.

Conforme o Coordenador de Urgência da SESAU, Yama Higa, a medida foi elaborada para melhorar e garantir atendimento médico para a população, “A Regulação foi estabelecida para direcionar os pacientes para os atendimentos conforme suas necessidades, nosso desafio é implantar essa nova cultura na população “. Concluiu o Coordenador.

Iza Rocha - Assessoria de Imprensa

Publicado por: wcosta

  • Nota de Esclarecimento 20/05/2022
  • 15 de maio • Dia do Assistente Social 12/05/2022
  • Enfermeiros do HRMS ganham programação alusiva ao Dia da Enfermagem 10/05/2022
  • NOTA A POPULAÇÃO 08/04/2022
  • MPT faz visita técnica ao HRMS e dá inicio ao Abril Verde 06/04/2022
  • Um herói chamado Arthur 28/03/2022

  • Servidor
  • Questionário
  • Boletim Covid Junho 2021
  • Boletim Covid Julho 2021
  • Boletim Covid Agosto 2021
  • Cuidado com o golpe
  • Boletim Covid Setembro 2021
  • Boletins Epidemiológicos de Outubro 2021
  •  
  • Residência Médica 2.022
  • Residência Multiprofissional 2.022
  • Doe Sangue
  • HRMS na Mídia
  • Vacina no Braço & Máscara no rosto
  • Instagram
Se faltar o sopro…
https://www.hospitalregional.ms.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/pensesite.mp4
Campanha Governo de MS
https://www.hospitalregional.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/campanha-MS.mp4
Campanha Governo Federal
https://www.hospitalregional.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/Campanha-Governo-Federal.mp4
você conhece o HRMS?
https://www.hospitalregional.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/voce-conhece-o-HR.mp4
SGI - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CQ - CONTROLER DE QUALIDADE UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.