Raiza Calixto – Assessoria de Imprensa.
O primeiro mutirão de colonoscopia realizado no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), superou as expectativas de todos os colaboradores do hospital, cerca de 140 exames foram realizados com sucesso.
O objetivo principal do mutirão era alertar a população quanto a importância do exame, que feito previamente pode evitar o câncer de colorretal, conhecido popularmente como câncer de intestino, esse tipo de câncer ocupa a segunda colocação mais frequente nas mulheres, já nos homens ocupa o terceiro lugar.
O sangramento oculto nas fezes é um dos principais sinais para identificação do câncer, outro fator propicio é o histórico familiar, se houverem pessoas na família com esse tipo de câncer, também vale o alerta.
A preparação para o exame é simples, conforme a Doutora Eduarda Tebet, uma das responsáveis pelo Mutirão de Endoscopia no HRMS, o paciente precisa realizar uma dieta livre de fibras e ingerir muito liquido, no dia que antecede o exame e no dia da realização, o paciente toma um laxante para participar do procedimento que dura em média meia hora. A liberação do paciente também é rápida, em uma hora ele já esta livre, inclusive para se alimentar normalmente.
O Diretor Presidente do HRMS, Justiniano Vavas, ressalta ainda a importância da colonoscopia no diagnóstico precoce das lesões pré-malignas e malignas, fato este de fundamental importância na interrupção da progressão da lesão, ou mesmo a extirpação do câncer em fase inicial.
Esse mutirão foi uma parceria do Governo do Estado, HRMS e Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva).