Campo Grande (MS) – O ano de 2020 tem sido desafiador para a área da saúde devido o enfrentamento a Covid-19, desde que chegou ao Estado, trouxe consigo esforços contínuos em diversas áreas para efetivar os melhores tratamentos. Com a preocupação em proporcionar um atendimento humanizado aos pacientes com a Covid-19, A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), juntamente com o Hospital Sírio-Libanês, trouxeram para o HRMS e para a Santa Casa de Campo Grande o projeto “Conectando Vidas”, vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi)
Trata-se de uma ferramenta para contribuir e melhorar o fluxo da comunicação entre os profissionais de saúde e as famílias dos pacientes, situação que diminuirá o distanciamento entre familiares e pacientes, já que as visitas estão suspensas devido ao grande risco de contaminação da doença, a pratica também é destinado aos familiares que moram distantes e que não podem vir até o Hospital Regional.
Para que o projeto se torne mais eficaz, a equipe do Hospital Sírio-Libanês contou com apoio de ferramentas tecnológicas, “Desenvolvemos esse projeto para trabalhar com dispositivos de comunicação (tabletes), por meio de uma equipe contratada por nós, que vai unir o que já é oferecido pela unidade hospitalar somada a este projeto. Nós queremos facilitar essa comunicação do paciente com a família por meio de uma vídeo-chamada e um boletim virtual”, destacou a técnica do Sírio, Luzia Sandra de Paula, em visita ao HRMS.
De acordo com a diretora-presidente do HRMS, Dra. Rosana Leite de Melo, esse programa em parceria com o Sírio-Libanês é um tratamento complementar aos pacientes: “Quando colocamos os enfermos em contato com seus familiares entendemos que há uma melhora clínica, e com a tecnologia que temos, não se justifica os pacientes ficarem sem esse contato. Suspendemos as visitas, por conta da pandemia, mas o contato pode ser feito por vídeo-chamada ou por mensagem de voz. O importante é facilitar ao paciente e a família esse contato, sem que haja risco a saúde de ambos”, defende.
O Hospital Regional vai receber três assistentes de comunicação com 15 tabletes com internet que facilitará a comunicação por meio de vídeo-chamada entre paciente e a família, para colocar em prática os boletins virtuais, será oferecido um treinamento para médicos e à equipe multidisciplinar. As assistentes implantarão os fluxos de comunicação virtual definidos entre pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e os familiares que serão indicados pelos próprios pacientes. O Hospital Regional já havia implementado o projeto Pombo Correio, que segue uma linha similar, onde os familiares encaminhavam e-mails e cartas aos pacientes internados na instituição, esse material é repassado as equipes das CTIs e UTIs e lido pelos profissionais para cada paciente. De forma voluntária, profissionais da fisioterapia também fizeram vídeos de pacientes com a Covid-19 em recuperação e encaminharam às famílias.