O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, referência estadual para atendimento em mais de quinze especialidades médicas, unidade da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, traz os seguintes esclarecimentos que se fazem necessário, referente a matéria publicada no diário eletrônico, Campo Grande News às 16h47 de ontem (19).
- Todos os casos nos campos, administrativo e assistencial são pautados nos ditames éticos e legais vigentes.
- A alta é conduta médica e o HRMS respeita o ato médico, sendo ele o médico, responsável em atribuir a melhor conduta para cada caso individualmente, incluindo a alta hospitalar.
- A idosa tem direito a acompanhamento familiar, entretanto não havia acompanhante com ela, no domingo (15), data da queda, conforme relato da equipe da Clínica Médica (7º andar).
- A equipe médica deu toda a assistência à idosa e exames de imagens (tomografia e radiografia do tórax) foram feitos. Com o termino do tratamento por antibióticos e sem intercorrências por conta da queda a paciente recebeu alta médica.
- Ressaltamos que o processo de hospitalização retrata um evento difícil, com consequências profundas, que necessitam ser compreendidas em sua totalidade. Assim, a inclusão, o acolhimento e a participação do acompanhante garante a integralidade da assistência prestada ao idoso, com o propósito de atender às suas necessidades físicas, psicológicas e sociais. Os cuidadores são responsáveis pelos cuidados e instruídos para colaborar com a assistência, sendo orientados sobre os procedimentos de rotina que serão executados com o idoso, quanto da cama hospitalar, utilização do banheiro e dos espaços do hospital.
- Reiteramos que todos os casos nos campos, administrativo e assistencial são pautados nos ditames éticos e legais vigentes para tomar as devidas providências. Como a família fez o boletim de ocorrência, nos colocamos a disposição das autoridades competentes para dirimir dúvidas do caso relatado.
Quaisquer informações adicionais, a família ou as pacientes devem procurar a ouvidoria do Hospital Regional para que possamos respondê-los de forma oficial.
Campo Grande, 20 de maio de 2022
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
Secretaria de Estado e Saúde