O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, unidade da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Assessoria de Comunicação traz os seguintes esclarecimentos que se fazem necessário à população:
- Pessoas inescrupulosas estão se aproveitando da fragilidade emocional de familiares de pacientes do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Golpistas têm ligado para parentes de pessoas internadas se passando por colaborador do hospital, para convencê-los a “pagar” por tratamento, que é 100% gratuito em nossa instituição.
- Todos os pacientes internados são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e usufruem dos serviços gratuitamente. O HRMS não cobra por exames, leitos, medicamentos, procedimentos ambulatoriais, clínicos ou cirúrgicos.
- A instituição não realiza qualquer ligação telefônica solicitando depósito em dinheiro ou outro tipo de cobrança de valores para subsidiar tratamento ou procedimento médico de pacientes. Qualquer ligação telefônica que solicite dinheiro em nome Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) é golpe. Denuncie.
- O HRMS, sob a égide da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei federal Nº 13.709, de 2018, e o decreto nº 15.572, de 2020, que dispõe sobre as medidas destinadas à aplicação da LGPD, no âmbito do poder executivo estadual, reafirma que NÃO REPASSA dados de pacientes à terceiros.
- Todos os casos nos campos administrativo e assistencial são pautados nos ditames éticos e legais vigentes.
Campo Grande, 23 de novembro de 2022
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
Secretaria de Estado e Saúde