Na manhã desta quarta-feira(24) encerra-se no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) o Mutirão de Cirurgia de Hérnia. Cerca de 60 pessoas foram operadas, o mutirão aconteceu também no Hospital do Pênfigo, em Campo Grande e posteriormente acontecerá em Chapadão do Sul e Bonito.
As hérnias são formadas na parede abdominal através de uma abertura, porém pode ser gerado, por obesidade, tabagismo, e até mesmo por genética, manter o peso adequado e evitar sobrecargas na coluna, são importantes aliados para evitar a hérnia.
Nesta segunda-feira (22), 14 pacientes passaram pelo procedimento no HRMS, o senhor Pedro Francisco Claro de 54 anos, é de Ribas do Rio Pardo e conta que essa é a segunda cirúrgica que realiza no hospital, “Estou confiante, sei que a equipe médica daqui do Regional é bastante competente”, declarou.
Ao todo são 15 médicos participando do mutirão, sendo que dois são da Nova Zelândia, um Italiano e outro Australiano, todos integrantes da ONG International Hernia Humanitarian Mission. O Secretário do Estado de Saúde, Doutor Nelson Tavares, esteve no HRMS para acompanhar os procedimentos cirúrgicos, serão realizadas cirurgias simples, desde hérnia umbilical, até as mais complexas.
O Doutor Marcio Eduardo de Souza Pereira é coordenador do mutirão e ressalta a importância da ação, que contou com o apoio do Diretor Presidente do HRMS, Justiniano Vavas. O Mutirão de Hérnia é uma continuação das ações da Caravana da Saúde, que recebeu apoio direto do Governo do Estado. “Esse mutirão não poderia acontecer em melhor hora, devido a ele, pacientes que aguardavam há quase três anos, serão beneficiados, além de desafogar boa parte da fila de espera”, concluiu o médico.
Raiza Calixto – Assessoria de Imprensa