13/12/2016 das 8 às 17 horas
O evento acontece na tarde de terça-feira(13) das 8h as 17h na sala Jacarandá, este evento trata-se de uma atualização para a enfermagem que surgiu da percepção das enfermeiras nefrologistas do HRMS quanto a necessidade de divulgar este método dialítico. Trata-se de uma terapia de substituição renal onde o portador de doença renal crônica tem autonomia do seu tratamento, pois realiza a diálise em sua casa. Porém, esta terapia é pouco utilizada no Brasil por motivos, crenças e desafios que a nefrologia do HRMS tem tentado superar. Dessa forma, esta atualização visa incentivar o uso da DP em Mato Grosso do Sul e tornar visível aos profissionais deste hospital a importância do trabalho da enfermagem em nefrologia. Além disso, busca incentivar o estudo e pesquisas em torno deste tratamento para que a cada dia se alcance qualidade e excelência no atendimento prestado por este hospital.
A doença renal crônica exige mudanças drásticas na vida do paciente renal crônico. As limitações e dificuldades pelos quais a pessoa com falência renal passa ao longo do tratamento vão desanimando muitos deles. A enfermagem não é uma profissão puramente tecnicista e limitada. Ela busca enxergar a pessoa de maneira holística e ampliada, valorizando sua autonomia e capacidade. Por isso, a experiência da enfermagem do HRMS levou a acreditar que os pacientes em diálise peritoneal sentem-se satisfeitos pois são eles ou seus familiares os próprios cuidadores de si. Daí surgiu a necessidade de passar essa percepção da enfermagem aos demais, pois trata-se também da autonomia do enfermeiro!
Não somente o enfermeiro é ativo no processo de abordagem do paciente renal crônico, mas ressalto também que toda equipe colabora para o sucesso do tratamento dialítico. Inclusive para o acontecimento deste evento o desenvolvimento de habilidades e estratégias que também melhorassem o trabalho em equipe: técnicos de enfermagem e até servidores administrativos participaram da comissão organizadora para que hoje este evento ocorresse. Da mesma forma, o evento intitulado “Diálise peritoneal Domiciliar: vencendo desafios” serve para mostrar que mesmo com as dificuldades em manter o programa de diálise peritoneal, todo esse esforço vale a pena pelo bem do paciente.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa