O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), por meio do SEIS (Setor de Educação Interprofissional) e SCP (Serviço de Cuidados com a Pele), em parceria com a Diretoria de Enfermagem, promoveu o primeiro treinamento com representantes de cada linha de cuidado, chamados de ckeckpoint, sobre cuidados com feridas e curativos.
O encontro, voltado para a atualização das boas práticas e prevenção de lesões, foi realizado com o objetivo de melhorar a assistência aos pacientes que necessitam de cuidados com feridas, promovendo a disseminação de conhecimentos atualizados entre os profissionais da saúde.
O treinamento, que teve a duração de uma hora, abordou temas essenciais para a melhoria da qualidade do cuidado com feridas, com o foco no tema “Os 4 momentos de cuidados da ferida e desbridamento instrumental”. A iniciativa visa reforçar a importância das boas práticas na assistência, capacitando os profissionais para lidar com as diversas situações que envolvem o cuidado de lesões e prevenir complicações que possam afetar a recuperação dos pacientes.

A proposta do treinamento é proporcionar uma educação continuada para os profissionais de saúde, de maneira prática e eficaz. O modelo de encontros mensais, de no máximo uma hora de duração, visa abordar temas de interesse imediato para a assistência prática aos pacientes, com foco em temas que realmente impactam o dia a dia da equipe de saúde.
Uma das inovações deste treinamento é a seleção dos representantes Check Point, profissionais que serão capacitados para se tornarem “pessoas-chave” em cada plantão. Estes representantes terão a missão de esclarecer dúvidas, compartilhar boas práticas e atuar como multiplicadores do conhecimento dentro da instituição.
“A ideia é que cada plantão tenha um profissional capacitado e atualizado, que possa orientar seus colegas de equipe, garantindo que as melhores práticas estejam sendo seguidas e que a qualidade do atendimento ao paciente seja constantemente aprimorada”, explicou a enfermeira Janaine Julie, do Serviço de Cuidados com a Pele do HRMS.
Com a evolução dos treinamentos e a consolidação das pessoas-chave como referências dentro das equipes, a Comissão de Pele será reativada, integrando profissionais de diferentes áreas da saúde para aprimorar ainda mais os cuidados com a pele e o tratamento das feridas.
Para a diretora-presidente da Funsau (Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul), Marielle Alves Corrêa Esgalha, o treinamento reforça o compromisso do HRMS com a excelência na assistência ao paciente. “Treinamentos como este garantem que os nossos profissionais estejam constantemente atualizados sobre as melhores práticas. A iniciativa de educação continuada, que envolve toda a equipe de saúde, busca não apenas melhorar a qualidade do atendimento, mas também criar um ambiente colaborativo, onde o conhecimento é compartilhado e a experiência coletiva é valorizada”, afirma.
Uma das participantes do treinamento foi a residente em Enfermagem, Raiane de Souza Azambuja. “Achei bastante enriquecedor, porque tem várias coberturas, vários tipos de limpeza e aquela que é adequada para fazer. Isso vai ser bom para a gente poder dissipar a informação correta para os colegas”, afirmou, após o treinamento.

Enfermeira da Clínica Médica, Raiane Mira também aprovou a iniciativa. “O curso ajuda a aprimorar nosso conhecimento para ajudar o paciente”, disse. Já a enfermeira neonatologista, Geovana da Silva de Lima, destacou a importância da capacitação. “Esses treinamentos são muito importantes para o nosso desenvolvimento no trabalho no dia a dia. A equipe está muito feliz de ter a oportunidade de participar destas capacitações. Vamos juntos trabalhar para melhor assistir o paciente do HRMS”, destacou.
Patrícia Belarmino, Comunicação FUNSAU/HRMS