Em vigência desde 2016, a equipe de Brigadistas de Incêndio do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) forma mais duas equipes de colaboradores que estão capacitados para agir em qualquer situação adversa de principio de incêndio. Sendo uma turma de iniciantes e uma para atualização dos veteranos. O curso, com carga horária de 8 e 4 horas, respectivamente, teve duração de três dias, se encerrando nessa quinta-feira (1/10).
Atualmente o HRMS conta com 110 brigadistas, porém para suprir a demanda conforme o porte da Instituição, o ideal sera alcançar 250 colaboradores.
Todos os colaboradores da Instituição foram convidados a participar O curso, gratuito, foi realizado pela Gerencia de Direitos de Vantagens e Assistência ao Servidor, por meio da Engenharia de Segurança do Trabalho. Atividades teóricas e praticas foram ministradas Bombeiros Militares. Estes brigadistas tem como responsabilidade a fiscalização quanto a validade dos extintores, organização do maquinário utilizado em caso de algum principio de incêndio, além de coordenarem a evacuação dos colaboradores em situação de risco.
A Brigada de Incêndio do HRMS cumpre a Norma Técnica NBR 14276 de 1999, que estabelece e padroniza a atividade da Brigada de Incêndio, desde de sua denominação até especificação da sua área de atuação. Em 2016 a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Publica (Sejusp) publicou a Norma Técnica nº 17/2016 que especifica as normatizações da Brigada para o Estado de Mato Grosso do Sul (MS).
“Esses colaboradores realizam a primeira resposta em um combate com os preventivos pré determinados em projeto de incêndio, pânico e outros riscos, para tanto contamos com os extintores que são agentes de primeira resposta com a devida identificação com letras o que possibilita o tipo de matéria de queima”. Ressaltou o 1º Sargento do Corpo de Bombeiros, Ronildo Santiago sobre a importância de formar a Brigada de Incêndio dentro do HRMS.
A Diretora Presidente do HRMS, Dra. Rosana Leite de Melo, também destacou importância da Brigada dentro da Instituição. “Salvamos vidas todos os dias no Hospital Regional, e a equipe de Brigada de incêndio é um suporte necessário para uma eventualidade. Por mais que tenhamos todo cuidado com mapeamento de área de risco, portas corta-chamas, extintores e maquinários, precisamos nos resguardar e treinar nossos colaboradores para esses eventos atípicos. O apoio do Corpo de Bombeiros no treinamento é muito importante e corrobora com nossa preocupação em manter a Instituição Hospitalar cada vez mais segura para atender nossa população”.