Com o intuito de promover e incentivar a doação de órgãos, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) participa da campanha Setembro Verde. O período foi destinado a conscientização da população quanto a importância de informar a família sobre a pretensão de ser um doador de órgãos.
Em Mato Grosso do Sul são cerca de 200 pessoas na fila de espera para doação de córneas, e uma media de 121 aguardando por doação de rim. Para realizar esse alerta extremamente importante, o CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação e Tecidos para Transplante) esta realizando a entrega de panfletos informativos, doações dos laços verdes que simbolizam a campanha, além da alteração na iluminação da entrada principal do Hospital.
Para ser um doador de órgão é fundamental informar os familiares, no HRMS o CIHDOTT entra em contato com a família após o óbito para verificar a possibilidade de doação, posterior a resposta positiva a família assina uma autorização e os procedimentos são efetuados, as córneas são doadas em caso de óbito por parada cardiorrespiratória, já a doação de múltiplos órgãos é realizada quando ocorre morte encefálica. Para mais informações o setor disponibiliza o número (67)3378-2564.
Para o Enfermeiro Douglas Herrera Nabuco, membro da CIHDOTT, é preciso fomentar sobre o assunto e esclarecer mitos e duvidas do público em geral, tornando esse tipo de campanha fundamental para conquistar os objetivos e alcançar um número maior de doadores.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa