Nesta quinta-feira (13), o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) promove uma ação de conscientização em alusão ao Dia Mundial do Rim. A iniciativa faz parte de uma campanha nacional promovida pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia) e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde renal.
As atividades são realizadas na Recepção Central do HRMS, com orientações sobre doenças renais e medidas preventivas. Profissionais de saúde vão dar dicas sobre hábitos saudáveis que ajudam a manter o bom funcionamento dos rins.
As doenças renais crônicas são silenciosas e podem se desenvolver sem sintomas até estágios avançados. O diabetes e a hipertensão estão entre os principais fatores de risco. Por isso, a prevenção é fundamental para evitar complicações e garantir a qualidade de vida.
A médica nefrologista do HRMS, Lilian Coelho, destaca que a doença renal crônica, no Brasil, é recorrente entre a população. “Um em cada 10 brasileiros têm doença renal crônica e muitas vezes nem sabem disso. A doença renal crônica, na maioria das vezes, é assintomática e só vai apresentar algum sinal em estágios muito avançados. Por isso, a identificação precoce da doença renal e a realização de exames, como a creatinina, são fundamentais para tentar entender como está a doença renal e, se identificada em estágios iniciais, tem controle através do acompanhamento com nefrologista”, afirmou.
Conforme a SBN, a doença renal crônica se caracteriza pela lesão dos rins mantida por três meses ou mais. A campanha busca alertar sobre a necessidade de hidratação adequada, alimentação balanceada e prática de atividades físicas regulares.


Entre os principais grupos de risco, estão pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares, idosos e história familiar de doença renal.
Para a pedagoga Leila Martins, 44 anos, esteve no hospital para acompanhar uma paciente e aprovou a ação. “É ótimo (ter informações aqui), porque os rins são tudo na nossa vida. Muita gente nem liga para eles”, disse.
O HRMS tem serviço de nefrologia, abrangendo desde o tratamento conservador até terapias de substituição renal. No atendimento ambulatorial, são realizadas ações para adiar e controlar a progressão da doença renal, preparando, acolhendo e orientando o paciente para a melhor abordagem terapêutica. Para os casos de insuficiência renal aguda e pacientes críticos, o hospital disponibiliza hemodiálise, garantindo suporte adequado em situações de urgência. Além disso, o HRMS também oferece diálise peritoneal, proporcionando uma alternativa terapêutica eficaz conforme as necessidades de cada paciente.
Patrícia Belarmino, Comunicação FUNSAU/HRMS