Na última sexta-feira (5), os servidores do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) participaram de uma palestra ministrada pela nutricionista Ana Paula Martone, focada em otimizar a alimentação e, consequentemente, aumentar a produtividade e promover o emagrecimento.
A nutricionista trouxe um conteúdo abrangente, ressaltando a importância de uma rotina otimizada para alcançar os objetivos de emagrecimento.
“Trouxe para as pessoas daqui do hospital um conteúdo sobre como ter uma rotina mais otimizada para conseguir emagrecer, e elas começarem a ser empresárias da saúde dela, cuidar do corpo dela como se fosse uma empresa mesmo. Porque ela tem que cuidar da questão do sono, da questão da atividade física, outras etapas também além da alimentação, para ajudar ela emagrecer. Porque hoje em dia as pessoas estão engordando muito, por causa dos hábitos inadequados, então ela não faz uma atividade física, ela não dorme direito, e isso acaba ocasionando um ganho de peso”, destacou Martone.
Caroline Eickhoff, gerente de nutrição do HRMS, destacou a importância de trazer mudanças práticas e sustentáveis para a rotina dos servidores.
“Esse é o contexto que a gente está tentando trazer, de uma mudança de comportamento, uma mudança de rotina que não seja uma coisa abrupta, que não seja algo que seja muito impositivo e que as pessoas tragam pequenas mudanças que vão começar a fazer diferença na vida delas e com isso elas vão mudando aos pouquinhos”, afirmou Eickhoff.
Viva Leve
A iniciativa faz parte do “Projeto Viva Leve – Jornada Saudável de Emagrecimento”, que visa sensibilizar os servidores sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis e a mudança no estilo de vida. O projeto conta com uma equipe multiprofissional para auxiliar os participantes e inclui uma série de ações ao longo do ano.
Aline Szucs Ortiz Deak, professora de educação física e uma das idealizadoras do projeto, explicou que a equipe multidisciplinar envolvida no Viva Leve inclui, além da educação física, nutrição, psicologia e medicina do trabalho.
“Temos alguns pilares como a atividade física, a parte comportamental, emocional, nutrição, reeducação alimentar e avaliação clínica através do médico do trabalho para ver como a pessoa vai se adaptar a esse processo”, disse a professora.
Com ações integradas e orientações especializadas, o HRMS busca promover uma transformação gradual e sustentável na saúde e bem-estar de seus servidores, proporcionando um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável.
A próxima atividade do projeto será uma caminhada com os servidores, no próximo dia 10 de julho, nas dependências da unidade hospitalar.
Joilson Francelino, Comunicação FUNSAU/HRMS