Duas iniciativas do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) foram premiadas no XIX Prêmio Sul-mato-grossense de Inovação na Gestão Pública, organizado pela Fundação Escola de Governo. A premiação foi realizada nesta terça-feira (19), no Bioparque Pantanal.
O concurso contou com 185 propostas inscritas, divididas entre as modalidades “Práticas Inovadoras de Sucesso”, com 48 projetos apresentados, e “Ideias Inovadoras Implementáveis”, com 137 projetos.
Inscrito pelos servidores Mario Massahide Goto Junior e Reginaldo Omido Junior, o projeto “Padronização de documentos institucionais: otimizando processos e elevando a qualidade na gestão hospitalar” ficou em segundo lugar, na categoria Governança e Gestão para resultados.
O projeto foi concebido após a identificação de lacunas significativas na gestão documental durante a Oficina de Planejamento Estratégico realizada em 2021. Antes da intervenção, a descentralização e a ausência de padronização dos documentos institucionais resultavam em inconsistências, atrasos e riscos operacionais, impactando negativamente a eficiência e a segurança do atendimento.
A iniciativa teve como objetivo elaborar um manual abrangente com regras de formatação e fluxos de aprovação, implementar modelos padronizados para diferentes tipos de documentos e centralizar o controle documental. A padronização contribuiu significativamente para o aumento no índice de satisfação dos pacientes, evidenciando o impacto positivo na qualidade do atendimento e na eficiência hospitalar.
A segunda iniciativa do HRMS premiada foi “Terapia de feridas por pressão negativa – método HRMS”, inscrito pelas profissionais de enfermagem Janaine Julie Magalhães Pinheiro Menezes, Aparecida Maciel Matoso e Joseane Ferreira de Souza Saconi.
Com o método desenvolvido no hospital, foram utilizados os materiais já disponíveis, sem necessidade de gastos extras, e observou-se que houve uma evolução de feridas extensas iguais às tratadas com aparelhos de alto valor.
A terapia de feridas por pressão negativa – método HRMS proporcionou aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) segurança e objetividade no tratamento, além de garantir resultados satisfatórios.
Para a diretora-presidente da FUNSAU, Dra. Marielle Alves Corrêa Esgalha, o prêmio é um reconhecimento às equipes e ao trabalho desenvolvido por elas dentro do HRMS diariamente.
“Receber estes prêmios é uma honra e reflete o empenho de toda a nossa equipe em transformar desafios em oportunidades de melhoria contínua. As iniciativas reconhecidas demonstram nosso compromisso com a excelência no atendimento à saúde pública e a busca constante por soluções inovadoras para atender às necessidades da nossa população. Esse reconhecimento reforça a importância do trabalho colaborativo e do investimento em práticas modernas e eficazes, que não só otimizam nossos processos internos, mas também ampliam o impacto positivo na vida dos pacientes e das suas famílias”, destacou.
O prêmio é coordenado pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), com a colaboração da SAD (Secretaria de Estado de Administração), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia).
Patrícia Belarmino, Comunicação FUNSAU/HRMS
Fotos: Álvaro Rezende