Os consultórios oncológicos e a sala de infusão para pacientes adultos do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) passaram por revitalização. A iniciativa foi de uma ex-paciente do hospital, que passou por tratamento oncológico e foi curada.
A idealizadora da revitalização foi Graziela Alencar, responsável pelo projeto Semeando Vidas, que buscou parceiros externos para dar vida à iniciativa. Ela conta que a revitalização foi uma forma de gratidão por tudo o que viveu na Oncologia Adulto do HRMS.
“Mostrei não só para as pessoas que estão ali trabalhando e para todas as outras envolvidas no processo que é possível a gente demonstrar amor e gratidão em forma de realizações. Quando você faz algo, deixa marcas”, relembra.
Os consultórios foram pintados e decorados, bem como a área onde fica o sino da vitória, que é batido toda vez que um paciente é curado. Já a sala de infusão ganhou uma nova porta, as poltronas foram reformadas, e foi criada uma recepção para que os pacientes possam entrar pela área externa do hospital.
“A ideia é que o trajeto tivesse começo, meio e fim. Foi criado de uma forma que tivesse a entrada, a passagem, e o fim. Deixamos bem claro no projeto e na forma em que ele foi executado para que as pessoas que estão ali possam acreditar que verdadeiramente existe a cura. É possível a cura, basta ter fé em Deus e acreditar que os profissionais de saúde estão fazendo o melhor por cada paciente e vai dar tudo certo. Naqueles corredores, nas cadeiras, nos adesivos e tudo ali demonstra uma resiliência, uma coragem, para enfrentar tudo o que for necessário”, detalha Graziela.
Para o diretor-geral do HRMS, Paulo Limberger, o projeto foi uma prova de que a solidariedade e o amor ao próximo são os maiores instrumentos de transformação. “A transformação dos consultórios e da sala de infusão, com cores, conforto e símbolos de vitória, traz um novo significado para o tratamento oncológico. Tudo isso é um lembrete de que cada paciente é valioso e merece todo o apoio e dignidade. Agradecemos à Graziela pela iniciativa e a todos os profissionais do HRMS, que, com sua dedicação e carinho, fazem com que nossos pacientes se sintam, todos os dias, mais perto da cura”, destacou.
Patrícia Belarmino, Comunicação FUNSAU/HRMS