A experiência do ‘método canguru’ na linha materno infantil do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) foi apresentada, nesta quarta-feira (9), durante o ‘1° Simpósio Agosto Dourado – Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham’, que está sendo realizado no auditório da Receita Federal, em Campo Grande.
Abordando os benefícios do método canguru para o aleitamento materno, a fonoaudióloga do HRMS, Emilene Luna, ministrou uma palestra durante o evento, enfatizando a conexão emocional entre a mãe e o bebê, além dos aspectos práticos e de saúde que essa abordagem proporciona. Um dos pontos altos da palestra foi apresentação das experiências vivenciadas no HRMS, que foram compartilhadas como por exemplo a capacitação e sensibilização de servidores e pacientes.
“O método canguru é uma política de saúde que engloba cuidados qualitativos, humanizados e individualizados ao recém-nascido e à sua família, propiciando inúmeros benefícios para sua evolução clínica e desenvolvimento global”, disse a palestrante. Para a fonoaudióloga, “a assistência qualificada baseada nos pilares do método canguru propicia um melhor desenvolvimento neuropsicomotor, maior vínculo entre mãe-bebê- família, favorecendo a estimulação e manutenção do Aleitamento Materno”.
Promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria da Saúde da Mulher Criança e Maternidade, em parceria com o CEEAM/MS (Comitê Estadual de Estímulo ao Aleitamento Materno), com a Comissão da Rede de Bancos de Leite e Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, o evento segue com programação até quinta-feira (10).
Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Criança e Maternidade da SES, Andriely Gomes dos Santos, o simpósio tem a intenção sensibilizar toda a sociedade civil, órgãos governamentais e não governamentais sobre o aleitamento materno.
“Precisamos sensibilizar governos, sistemas de saúde e comunidades para exercerem seus papeis críticos no empoderamento das famílias e na criação de salas de apoio à amamentação que têm como objetivo informar, buscar, envolver e colocar em práticas as ações para melhorar as condições de trabalho e dar apoio à amamentação”, afirmou.
Clique aqui e confira a programação completa.
Joilson Francelino, HRMS/ Kamilla Ratier, SES