A CIHDOTT(Comissão Intra-Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplante) é composta de 05 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e administrativo, a comissão tem um ano de formação graças ao apoio do Diretor Presidente Justiniano Vavas, e nesse tempo realizaram dois procedimentos de fora do estado sendo Brasilia e São Paulo.
A criação da comissão se deve a substituição da OPO(Organização de Procura de Órgãos) do HRMS. O Setembro Verde veio para conscientizar as pessoas quanto a importância das doações de órgãos e tecidos, quem deseja ser doador precisa apenas informar a família.
Após a confirmação da morte encefálica, autorização família e localização de um receptor compatível, a retirada de órgãos para transplante é realizada em um centro cirúrgico por um equipe de cirurgiões autorizada pelo ministério da saúde e com treinamento específico para esse tipo de procedimento depois disso, o corpo é devidamente recomposto e liberado para os familiares.
No próximo dia 27 de setembro comemora-se o dia nacional da doação de órgãos e tecidos. Conforme pesquisa realizada pelo Portal Brasil em 2016 foram 2.983 doadores o número representa uma taxa de 14,6 PMP(por milhão da população. “ A doação de órgãos e mais do que um ato de coragem, é um ato de amor, é a essência da ajuda ao próximo, por isso é importante deixar claro para a família o desejo de ser um doador e dessa forma também ajudar a salvar vidas”, destacou o Diretor Presidente.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa