Em 5 de maio de 2021, a Organização Mundial de Saúde (OMS) celebrará o Dia Mundial da Higiene das Mãos (DMHM), no contexto da Campanha global da OMS: “Salve Vidas: Higienize Suas Mãos”.
Este ano, o DMHM se concentra em conseguir uma ação eficaz de higiene das mãos no ponto de assistência. Esta ação, que leva apenas alguns segundos, salva de fato vidas! A OMS chama todos os protagonistas-chave em torno deste slogan: “Segundos salvam vidas – higienize suas mãos!”
DESAFIO DIÁRIO – Embora o hábito de higienização das mãos (com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água) não seja novo, inseri-lo na rotina diária é um desafio. “A maioria dos profissionais de saúde têm consciência dos riscos de contaminação e infecção associados ao trabalho e entendem os benefícios da adesão à higiene frequente das mãos, mas na rotina diária, em muitos momentos, esse hábito é negligenciado e por isso devemos ficar vigilantes para que essa prática seja constante.”
INDICAÇÃO – Quanto à técnica, as mãos devem ser friccionadas com a preparação alcoólica 70%, por no mínimo 20 segundos. Ressalta-se que as mãos não podem estar visivelmente sujas, uma vez que a preparação alcoólica não remove sujidades. Já a higienização das mãos com sabonete líquido e água deve respeitar o tempo mínimo de 40 segundos, esfregando bem as palmas das mãos, entre os dedos e pulsos.
A OMS preconiza que o momento da higienização deve ser de acordo com o fluxo de cuidado, prevenindo a transmissão cruzada de microrganismos. Os cinco momentos para a higiene das mãos são: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.
Campanha interna
Como incentivo para realização da campanha o SCIH realiza a campanha esse ano de forma digital, para que as equipes realizem um vídeo de sua equipe no ambiente de trabalho realizando alguma ação de higienização das mãos e envie para o Instagran da CCIH o vídeo que tiver mais curtidas recebe uma premiação da CCIH pela participação da ação, e também, como símbolo de adesão às práticas de higienização das mão no ambiente hospitalar.