A semana do Meio Ambiente além de ter sido comemorada, foi também muito proveitosa para os colaboradores do HRMS(Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). A abertura que foi realizada pela parceria do HRMS com a Semadur rendeu a plantação de cinco árvores da espécie Ipê ao redor da entrada do hospital.
Já na terça-feira(06) foi o dia da palestra sobre descarte de resíduos, ministrada pela educadora ambiental da Solurb, Mara Calves, ao todo participaram cerca de 25 funcionários do almoxarifado, local onde a palestra ocorreu.
Um dos principais pontos da educadora, foi a sensibilização da divisão dos tipos de resíduos, descarte adequado, além da explicação detalhada sobre as ações da Solurb em Campo Grande.Ainda na terça-feira, ocorreu no auditório Ipê Roxo aqui mesmo no HRMS, outra palestra sobre plano de gerenciamento de resíduos.
A enfermeira Ellen Ribeiro representante da HUMAP- UFMS citou a importância da implementação do gerenciamento de resíduo hospitalar público, mencionou também o projeto 5 Estrelas, que é um piloto de reconhecimento dos setores que participam e que são premiados por atuações de destaque, em melhor segregação de resíduos hospitalares.
Já a quarta-feira (07) foi para atualização em gerenciamento de resíduos, que foi ministrada por Julio César Santana da Silva, biólogo responsável pelo PGRSS do Hemosul. O biólogo falou sobre as diferenças de manipulação de lixo dentro do Estado, comentou também como funciona o aterro sanitário e as medidas de controle necessárias para o gerenciamento de resíduo adequado.
Durante as palestras cerca de 15 colaboradores foram premiados com mudas de árvores. Caroline Aparecida Barbosa Coelho Rocha, faz parte da CCIH(Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e participou de todos os eventos da semana do meio ambiente, e conforme ela a iniciativa contribuiu muito para os colaboradores, “ O projeto é pioneiro e foi muito bem elaborado pela direção do hospital, é de extrema importância conscientizar os servidores.Apesar de ter muito o que se trabalhar, essa semana do meio ambiente serviu para abrir nossos olhos e nos deixar atentos para a limpeza, não somente a particular, mas também do espaço físico que ocupamos diariamente”, concluiu.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa