O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), referência no atendimento de gestação de alto risco, está promovendo uma oficina para gestantes atendidas em seu ambulatório. O projeto tem como objetivo levar mais informações às futuras mães e criar um espaço de troca de experiências, proporcionando suporte para uma gestação mais segura e tranquila.
A oficina contará com cinco encontros, nos quais serão abordados temas essenciais para a saúde da gestante e do bebê, como parto, nutrição, alimentação, cuidados com o recém-nascido e imunização. O formato dos encontros foi pensado para permitir que as participantes possam esclarecer dúvidas e receber orientações diretamente de profissionais de saúde especializados.


Segundo a chefe da linha materno-infantil do HRMS, enfermeira Juliana Vasconcelos Leite, a iniciativa busca oferecer um ambiente acolhedor e educativo para as gestantes. “Queremos proporcionar um espaço seguro para que essas mulheres possam tirar dúvidas, compartilhar vivências e se preparar melhor para o parto e para os cuidados com o bebê. A informação é uma ferramenta fundamental para uma gestação saudável e para a segurança do recém-nascido”, destacou a enfermeira.
Uma das participantes da oficina é a auxiliar administrativa Isabelle Cristine Silva, 27 anos. À espera de Aurora, ela faz acompanhamento no HRMS por ter uma gestação considerada de alto risco. “(O encontro) foi muito explicativo, bem didático e fácil da gente lembrar na hora em que precisar. Fui encaminhada pelo posto e achei muito bom o acolhimento maior. As orientações e as consultas são mais próximas umas das outras e quando a gente precisa de um encaminhamento é mais rápido”, disse a gestante.
Para a diretora-presidente da Funsau (Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul), Marielle Alves Corrêa Esgalha, a iniciativa projeto reforça o compromisso do HRMS em oferecer um atendimento humanizado e de qualidade. “Nossa intenção é que as gestantes tenham acesso a informações e suporte especializado durante essa fase tão importante da vida”, afirma a médica.
Visita antecipada
O HRMS oferece visita antecipada à maternidade para as gestantes da região. A visita antecipada é amparada pela Lei nº 11.634, de 27 de dezembro de 2007, que determina que toda a gestante assistida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) tem direito ao conhecimento e vinculação prévia à maternidade.
Para fazer a visita, é necessário passar por agendamento prévio, solicitado pelas unidades básicas de saúde. O HRMS abrange unidades das regiões Lagoa e Anhanduizinho, são elas: USF JD Batistão, USF Portal Caiobá, USF Tarumã, USF Oliveira, USF Vila Fernanda, UBS Aero Rancho, UBS Dona Neta, UBS Pioneiro, USF Aero Rancho IV, USF Iracy Coelho, USF Parque do Sol, USF Dom Antônio e USF Nova Esperança.
Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (67) 3378-7929.
Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS
Foto: Patrícia Belarmino (capa), Divulgação (internas)