O serviço de psicologia do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) após detalhada observação dos pacientes, acompanhantes, bem como os colaboradores, diagnosticou o medo como sentimento predominante deste grupo. Para tranquilizar os mesmos com informações oficiais da OMS (Organização Mundial da Saúde) a Psicologia separou medidas a serem tomadas para manter a saúde mental e lidar da melhor forma possível com o estado de pandemia que o país se encontra.
- Selecionar as informações
A overdose de informações costuma gerar mais ansiedade. A dica é selecionar e filtrar o que escutamos sobre o COVID-19, dando preferência aos comunicados dos órgãos oficiais de saúde.
- Transformar as redes sociais em nossos aliados
Em tempos em que necessitamos nos distanciar de quem amamos, podemos recorrer às redes sociais para nos aproximar, através de chamadas de vídeo, por exemplo.
- Afastar pensamentos vitimistas e pessimistas
Pensamentos pessimistas minam nossa capacidade criativa, impedindo de encontrar soluções. Ao invés de observarmos somente as estatísticas negativas, compartilhemos experiências boas e de superação. Sejamos também solidários a quem precisa.
- Cuidar de você!
Preocupe-se com você, cuidando da qualidade do seu sono, alimentação e higiene. Observe os sinais que o seu corpo te dá, e procure ajuda, se necessário.
- Diferenciar isolamento social de solidão
- Conforme a psicóloga do HRMS, Renata Evarini, ”Essa é uma forma de encontrar sentido às atitudes que necessitamos ter agora. Esse cenário não é para sempre, em algum momento nossa rotina será reestabelecida. Não desanimemos! Enfrentaremos com consciência, inteligência e compaixão”!
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa