A estrutura de atendimento da rede oncológica e seu desempenho em Mato Grosso do Sul será o tema da reunião realizada em pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no dia 11 de agosto, às 9h no Hotel Jandaia em Campo Grande.
A reunião é direcionada aos profissionais e técnicos da SES e dos hospitais credenciados como Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) e tem como objetivo debater sobre o funcionamento dos Registros Hospitalares de Câncer, avaliando a qualidade da assistência prestada aos pacientes com Câncer. Em Mato Grosso do Sul as UNACON estão distribuídas da seguinte maneira: Hospital Universitário, Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Santa Casa, Hospital do Câncer em Campo Grande; Hospital Evangélico em Dourados; Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em Três Lagoas e na Santa Casa de Corumbá.
A programação conta com a apresentação dos indicadores de desempenho do Registro de Câncer dos hospitais, além do conceito, finalidade e fluxos de informação.
Os Registros Hospitalares de Câncer (RHC’s) são fontes sistemáticas de informações, instalados em hospitais gerais ou especializados em oncologia, com o objetivo de coletar dados referentes ao diagnóstico, tratamento e evolução dos casos de neoplasia maligna atendidos nessas instituições, sejam públicas, privadas, filantrópicas ou universitárias. Os RHC’s tem como função acompanhar e avaliar a qualidade do trabalho realizado nesses hospitais, inclusive os resultados finais alcançados no tratamento do câncer, monitorando e avaliando os cuidados prestados aos pacientes com câncer.
Texto: Jefferson Gonçalves | SES