Campo Grande (MS) – A diretora presidente da Funsau/HRMS, Rosana Leite de Melo, participou na manhã de hoje, em Brasília (DF), de uma agenda com o Ministro da Saúde, DR. Marcelo Queiroga e de Secretário de Atenção Especializada à Saúde – Dr. Sérgio Yoshimasa Okane, para discutir assuntos pertinentes ao enfrentamento da Covid-19 e suas repercussões.
Rosana Leite abordou na pauta com o ministro Queiroga, o plano de enfrentamento criado pela gestão, que mesmo com o planejamento feito se depara com a falta de medicamentos, como os antibióticos para bactérias multirresistentes. Foi solicitado a viabilidade de importação desses medicamentos, haja vista a proibição pela Anvisa. A habilitação de leitos Covid também foi pauta com o Ministro. Já com o secretário de Atenção Especializada à Saúde Dr Sérgio Okane, além da habilitação Covid, foi abordado a habilitação transplantes e serviço de radioterapia.
Rosana Leite levou ainda demandas do Estado, a pedido do secretário de saúde Geraldo Resende. Dentre os pedidos feitos pelo secretário foi solicitado um aumento de 30% no quantitativo dos medicamentos do Kits de Intubação, a supressão da necessidade emergencial dos medicamentos do kit e de antibióticos, o repasse de 200 mil testes rápidos e antígeno e equipamentos para 30 UTIs e 15 respiradores de transporte. O secretário Resende solicitou, também, aporte para 50 cilindros de oxigênio para as Upas – 24h de Campo Grande.
A Diretora presidente do HRMS destacou o protagonismo da SES em atender as demandas do Estado: “O Dr. Geraldo tem feito um trabalho incansável para atender a todas solicitações, mas sabemos de nossas limitações e não podemos nos abalar com elas. Temos que encontrar forças hercúleas para atender a nossa população, e quando isso não é possível, buscarmos apoio em todas as esferas. Hoje viemos pedir ao ministro auxilio com nossas demandas, e ele se mostrou sensível ao momento crítico que o HRMS e nosso Estado passa. Mostramos que sempre estivemos a frente em questões administrativas com nosso planejamento, com empenhos, contratos e processos de compras, mas infelizmente a pandemia age de forma significativa, também, na aquisição de medicamentos e insumos. O Ministro se mostrou partícipe e envidará seus melhores esforços para Mato Grosso do Sul”, relatou Rosana Leite.
A Dra. Rosana Leite de Melo tem ainda, na data de hoje, em sua agenda em Brasília, uma reunião com o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Dr. Raphael Câmara.
Fotos: Tony Winston/MS