Em visita a Campo grande e com uma extensa agenda, ministro vai ao regional conhecer o maior hospital público do Estado, referência contra a Covid-19 e com a com menor taxa de letalidade entre os hospitais públicos do país.
Campo Grande (MS) – Acompanhando da Secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo e de sua comitiva, o ministro da saúde Marcelo Queiroga visitou o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) e conheceu a estrutura de um dos maiores hospitais públicos do país, responsável pelo enfrentamento da Covid-19 no Estado e que conta com 125 leitos de UTIs.
Rosana Melo, ex-diretora do HRMS, mostrou ao ministro a estrutura do PAM pediátrico e adulto e as ilhas de CTI do Hospital. Já no Gabinete de Crise a diretora de enfermagem, Ana Paula Borges apresentou o painel de dados da pandemia, que é utilizado no dia a dia do gabinete e em ações estratégicas do corpo clínico e assistencial no enfrentamento da pandemia.
O diretor presidente do HRMS, Dr. Lívio Viana de Oliveira Leite, enfatizou que não há hospital igual ao HRMS, apontando dados de leitos UTIs, que coloca o Hospital Regional em igualdade com UTIs privadas, como por exemplo, o Hospital Sírio Libanês. “Temos uma das menores taxas de letalidade do país. Algumas de nossas ilhas CTIs podem ser comparadas com os melhores hospitais privados do país, isso mostra a dedicação e competência de nossos intensivistas e de todo nosso corpo assistencial. Temos muito para fazer e logo iremos visitá-lo em Brasília para pedir apoio na reestruturação do nosso hospital”, avisa Lívio Leite.
O ministro Marcelo Queiroga corrobora com a fala do diretor presidente do HRMS e fez questão de destacar que o Hospital Regional, um hospital público 100% SUS e “um patrimônio de toda sociedade, de cada um dos sul-mato-grossenses. Estaremos juntos com o Governo do Estado e com a prefeitura para fortalecer cada vez mais o sistema público de saúde desse grande estado brasileiro”, revela.
Acompanharam o ministro durante a visita ao HRMS, a senadora Soraya Thronicke, o vereador Dr. Sandro Benites, a vice-prefeita de Campo Grande Adriana Lopes, o secretário de saúde do município, Dr. José Mauro e o secretário de estado de saúde, Dr. Geraldo Resende.
Fotos:
Edemir Rodrigues – Secom/MS
Rodson Lima SES/MS
Ascom/HRMS