Terezinha de Jesus Silva do Nascimento, enfermeira do trabalho
O Abril Verde foi criado com base no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 28 de abril. Em Mato Grosso do Sul foi instituído pela LEI Nº 5.196, DE 17 de Maio de 2018, do então governador Reinaldo Azambuja.
Desde então, diversas instituições têm se empenhado em conscientizar seus colaboradores na prevenção de acidentes de trabalho. No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), a campanha neste ano tem como foco alertar os funcionário principalmente sobre o descarte inadequado de perfuros.
Dados da Gerência de Direitos, Vantagens e Assistência ao Servidor do HRMS revelam que aproximadamente 25 acidentes de trabalho foram registrados no primeiro trimestre de 2023, a maioria deles com material biológico.
“O descarte inadequado de materiais cortantes é muito prejudicial, principalmente para quem trabalha com a higienização. Esse tipo de acidente é prejudicial à saúde e pode ser evitado”, disse a enfermeira do trabalho, Terezinha de Jesus.
Outro foco da campanha também é a abertura do CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho). “Ao sofrer algum tipo de acidente no ambiente de trabalho, alguns colaboradores do hospital não realizam o procedimento correto de comunicar e isso pode ser muito prejudicial para a sua saúde, ainda mais quando o acidente foi com material biológico”, alertou a especialista.
No HRMS, os colaboradores que se acidentam devem comunicar sua chefia imediata, procurar atendimento médico e realizar o CAT no setor de medicina do trabalho.
Por fim, a campanha também traz um alerta sobre o “Adorno Zero”, que visa conscientizar os colaboradores do hospital sobre o não uso de anéis, pulseiras, brincos ou qualquer acessório. “O risco de pequenos acidentes e até mesmo a contaminação são reais, por isso alertamos também para o não uso de acessórios no ambiente laboral”, concluiu a especialista.