A Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (FUNSAU), em parceria com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), realizou nos dias 08 e 11 de janeiro capacitação sobre a nova Lei de Licitações voltada aos fiscais e gestores de contratos que atuam no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS).
A Procuradora do Estado, Drª Vanessa de Mesquita e Sá, pontua que até o advento da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, o procedimento de seleção ocupava a centralidade da discussão e do entendimento sobre as contratações públicas.
“O planejamento, a gestão e a fiscalização da contratação pública eram fases negligenciadas pelo legislador e ignoradas pela Administração Pública. Porém, o sucesso da contratação pública reclama, da Administração Pública, investimento de tempo e de recursos humanos nas nessas fases. Assim, com foco na governança, a Fundação Serviços de Saúde e a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul estão realizando capacitações, já que o servidor público é o verdadeiro protagonista para que a Administração Pública tenha contratações eficientes, eficazes e efetivas, agregando valores à missão para a qual a fundação existe”, afirmou a dra Vanessa que atua como chefe da Coordenadoria de Compras e Contratos e Procuradoria Jurídica da FUNSAU.
Para a diretora de Finanças do HRMS, Márcia Maria Ferreira Baroni, a capacitação é de extrema importância para a segurança nos processos de compras. “O treinamento será de grande valia para que os processos de compras e contratos transcorram de forma segura, com os fiscais e gestores com mais conhecimento no momento do recebimento dos itens e no aceite dos serviços”, destacou.
Já a diretora-presidente da FUNSAU/HRMS, Drª Marielle Alves Corrêa Esgalha, considera o treinamento necessário para garantir que o hospital opere dentro dos parâmetros legais. “A compreensão profunda da nova Lei de Licitações permitirá que cada fiscal e gestor continue desempenhando seu papel fundamental na condução de processos licitatórios mais eficientes e transparentes. Além disso, contribuirá para fortalecer a imagem do nosso hospital como uma instituição comprometida com a legalidade e a responsabilidade fiscal”, concluiu.
Ao todo, 70 colaboradores, entre fiscais e gestores, participaram da capacitação.
Joilson Francelino, Comunicação HRMS