No dia 12 de abril do ano passado foi confirmado o primeiro óbito de Covid-19 no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, desde então, foram registradas 1951 mortes na pandemia. Neste último fim de semana não houve registros de óbitos, apenas cinco novos casos e 81% de taxa de ocupação.
Campo Grande (MS) – O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), referência no tratamento a Covid-19, teve uma queda significativa nos dados apontados durante a pandemia. Neste último mês de setembro, houve apenas 68 novos casos confirmados, contra 225 em agosto e 668 no nosso pior momento em março desse ano. Quando se fala em óbitos, os números também são bem animadores: apenas 19 óbitos em setembro, sendo que em março foram registradas 237 mortes por Covid no HRMS
O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que os dados são o resultado do bom trabalho desenvolvido pelo Hospital Regional e da Secretaria de Saúde durante a pandemia. “Estamos colhendo os frutos do grande índice de vacinados em Mato Grosso do Sul. Parabenizamos o esforço de todos os envolvidos. O Hospital Regional tem exercido papel fundamental no enfretamento nessa pandemia”, disse o secretário.
Já o diretor presidente do HRMS, Dr. Lívio Viana de Oliveira Leite, que corrobora com a importância da vacinação, credita o sucesso a equipe do Hospital Regional: “Todos nossos colaboradores, sem distinção, desde a portaria até os cirurgiões, que não mediram esforços para que nosso hospital atendesse a todos de forma ímpar estão de parabéns. Não há hospital igual o nosso. Um hospital 100% público que abraçou a população de Mato Grosso do Sul e teve o menor índice de óbitos no Brasil”, enaltece.
Os dados do boletim mostram ainda, a redução dos números de leitos críticos, criados para assegurar a assistência ao paciente covid-19 durante a pandemia. Ao total, o Hospital Regional de MS, chegou a ter 125 leitos críticos, com bombas de infusão, monitor, e ventiladores mecânicos e agora possui 70 leitos, sendo que 46 deles estão em fase de desabilitação.
“Nunca é tranquila a rotina de um hospital no fim de semana, mas saber que não houve nenhuma morte por Covid em nosso hospital é motivo de muita comemoração; é o resultado do trabalho desenvolvido pela SES e dos municípios na imunização de nossa população; é a constatação do trabalho maravilhoso de toda nossa equipe”, finaliza Lívio Viana.
*Materia editada as 15:15 para correção des dados