O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, é referência em diversas especialidades além de ser um grande Hospital Escola desde 2010, é um grande HU(Hospital Universitário) que atende e acolhe acadêmicos da UEMS(Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), e visa aprimorar a formação dos futuros profissionais da saúde gerando assim atendimento de qualidade e humanizado para a população.
Justamente por ter essa preocupação com a formação dos profissionais da saúde e por ser um hospital que oferece o que há de mais moderno em equipamentos e atendimentos foi que o HRMS realizou uma parceria entre UFMS(Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e uma Universidade do Japão para um intercâmbio de endoscopia.
O Centro Avançado de Endoscopia do HRMS foi reformado em junho de 2016, hoje conta com quatro salas para exames de diagnósticos e terapêuticos, além de sala de recuperação anestésica com nove leitos, e sala de pré-exames, e ainda desinfecção e recepção. Conforme o diagnostico, os pacientes podem ser encaminhados para outras especialidades dentro do HRMS para continuações de tratamentos.
Foram dois dias de trabalho envolvendo toda a equipe do setor de endoscopia e os profissionais japoneses para a realização de exames diagnósticos com o objetivo de fazer detecção precoce de câncer gástrico.
Foi ministrada durante este intercâmbio a técnica ESD de ressecções endoscópicas desenvolvida na década de 90 no Japão que se diferencia dos demais métodos pela possibilidade de ressecção extensa, em monobloco, ampliando as possibilidades do tratamento endoscópico e com melhores resultados curativos.
O procedimento consiste em uma técnica de dissecção por via endoscópica em tumores gastrointestinais que estão em uma fase inicial; chamados de tumores precoces. A execução do procedimento é viável e mais barata do que a realização de uma cirurgia de grande porte, que gera custos com a internação do paciente por tempo prolongado e eventualmente necessidade de CTI no pós-operatório.
“Este intercâmbio permite o aprimoramento das técnicas já usadas em nosso meio, bem como adquirir novos conhecimentos endoscópicos mais modernos. Além disso, a troca de experiências entre serviços é sempre muito rica, pois temos a oportunidade de oferecer um serviço de melhor qualidade”, ressaltou Rozicleide Militão gerente e responsável técnica do Centro de Endoscopia Avançada.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa