O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) conquistou ‘alta conformidade’ em relação às práticas de segurança do paciente alcançando percentual de 71% após análise de 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 36/2013.
Anualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promove, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente, a “Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva.
A iniciativa está apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, consistindo em uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.
A avaliação deste ano, realizada pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), foi feita com base em dados de 2022 concedendo três níveis de classificação: alta, média e baixa conformidade.
A diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional, Drª Roberta Alves Higa, explica que a construção compartilhada dos documentos comprobatórios das boas práticas engloba o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde, Farmácia Hospitalar da instituição e demais parceiros gestores e assistenciais de diversos setores do hospital.
“Essa conquista mostra o resultado do trabalho de uma equipe que busca melhorar a qualidade da assistência e o comprometimento do hospital em seguir as melhores práticas e para assegurar a segurança dos pacientes”, concluiu.
Comunicação HRMS
Foto: Edemir Rodrigues