O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) publicou o edital de seleção para os Programas de Residência Médica 2026. Ao todo, estão sendo oferecidas 44 vagas em diversas especialidades, distribuídas entre acesso direto e programas com pré-requisito.
Entre as áreas com acesso direto estão Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Neurologia e Pediatria. Já os programas com pré-requisito contemplam Cardiologia, Coloproctologia, Gastroenterologia e Nefrologia.
O edital também garante reserva de vagas, seguindo a legislação estadual, para candidatos negros (20%), pessoas com deficiência (5%) e indígenas (3%). As inscrições poderão ser realizadas até 24 de outubro de 2025, exclusivamente pelos sites da Associação Médica do Rio Grande do Sul (www.amrigs.org.br) e da Associação Médica de Mato Grosso do Sul (www.amms.com.br).
A seleção será realizada em duas fases: a primeira composta pelo Exame AMRIGS, no dia 23 de novembro, e a segunda pela análise curricular. O início das atividades dos programas está previsto para 1º de março de 2026.
A diretora-presidente da Funsau (Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul), Marielle Alves Corrêa Esgalha, destacou a importância do processo seletivo para o fortalecimento da saúde pública no Estado.
“A residência médica é um pilar essencial para a formação de especialistas comprometidos com a qualidade do atendimento e com as necessidades da nossa população. Ao abrir este processo seletivo, o HRMS reafirma seu papel como centro de referência em ensino e assistência em saúde, oferecendo oportunidades a novos profissionais e garantindo um futuro ainda mais sólido para o SUS em Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do HRMS: www.hospitalregional.ms.gov.br.
Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS
