Devido a grande demanda de pacientes à espera de exames em Mato Grosso do Sul, a Caravana da Saúde, projeto do Governo do Estado, continua realizando atendimentos no Hospital Regional de Campo Grande. Além dos exames de endoscopia, colonoscopia, eletroneuromiografia e ultrassonografia, que já estão sendo realizados, o hospital vai iniciar ainda nesse mês mais de 5 mil procedimentos de varizes, sendo 350 cirurgias. Os pacientes atendidos estão na lista de espera do Sistema de Regulação (Sisreg).
A expectativa é zerar a fila de espera para endoscopia, conforme explicou o coordenador da Caravana, Marcelo Mello.
Apenas de endoscopia, a Caravana está realizando mil exames, que fazem parte dos sete mil procedimentos oferecidos na área digestiva. Para colonoscopia o número de consultas e exames ultrapassa cinco mil e de ultrassonografia são mais de 8 mil procedimentos, entre exames e consultas. A Caravana está realizando ainda exames de eletroneuromiografia, até hoje nunca oferecidos pelo SUS (Sistema Único de saúde) à população.
Para receber diariamente dezenas de pacientes que vão ao Hospital Regional, uma estrutura continua montada no local desde que os exames e consultas tiveram início, em maio desse ano. Para comodidade do paciente, estão mantidos no local tendas, bebedouros e ainda ambulâncias, caso haja necessidade de atendimento.
As carretas oftalmológicas, onde foram feitas milhares de cirurgias nesse ano, já deixaram o local, mas os veículos onde são realizados os exames de endoscopia e colonoscopia continuam estacionados no pátio do Regional.
A Caravana da Saúde em Mato Grosso do Sul, nas 11 microrregiões, já realizou mais de 50 mil cirurgias (de oftalmologia e eletivas), 850 mil procedimentos, mais de 100 mil consultas, mais de 34 mil exames e recebeu 240 mil visitantes.
Texto: Luciana Brazil, assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde. Foto: Chico Ribeiro.