Em alusão ao Dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru – 15 de maio, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) promoveu na manhã desta segunda-feira uma roda de conversas com orientações às mães da Unidade Neonatal, durante o banho de sol dos bebês.
Durante a roda de conversas, as mães puderam tirar dúvidas sobre o método canguru e receber orientações sobre como realizar o procedimento de forma segura e confortável. Além disso, as equipes de enfermagem e fonoaudiologia do hospital incentivaram a doação de leite materno, que é fundamental para o desenvolvimento saudável dos bebês prematuros.
O Dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru é uma data importante para conscientizar a sociedade sobre a importância do cuidado e do vínculo afetivo na saúde e bem-estar dos bebês prematuros. Referência para o método desde 2014, o HRMS conta com uma equipe de tutores que trabalham para prestar atenção humanizada ao recém-nascido e sua família.
A enfermeira e coordenadora estadual do Método Canguru, Ana Carolina Pereira Aragão Oliveira, destaca a importância de garantir a posição canguru de forma precoce.
“O método permite que o bebezinho que nasceu em boas condições de vida não fique separado de sua mãe e sua família. É importante que esse contato precoce possa ser permitido também para os bebês internados na UTI Neonatal e que eles também tenham esse contato pele a pele antes do 4º dia de vida”, disse.
MÉTODO CANGURU
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu nova recomendação para que b ebês prematuros ou com baixo peso (menos de 2,5 quilos) sejam encaminhados, se possível, diretamente para o colo da mãe após o nascimento – e não para incubadoras.
No Brasil, o Ministério da Saúde reforça a importância do método estimulando atividades em todo o país com o tema “Contato pele a pele imediato prolongado: o que estamos fazendo para sua garantia?“.
Seguindo a orientação nacional, a equipe do HRMS está realizando uma série de atividades com as mães e os bebês para estimular o método.
Joilson Francelino, comunicação HRMS