O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) fez doação de cinco ventiladores mecânicos à Santa Casa de Corumbá. A ação aconteceu na sexta-feira, 11 de agosto, nas dependências do hospital corumbaense, na presença de representantes da diretoria da Santa Casa, da Junta Interventora e do hospital da Capital. A doação foi possível depois da solicitação feita pelo diretor administrativo financeiro da Santa Casa, Robson Sanches. Embora em excelente estado de uso, os ventiladores mecânicos não estavam sendo utilizados em Campo Grande.
“Recebemos a visita do primeiro diretor administrativo do Hospital Regional, doutor Robson Sanches, que levou uma demanda com relação a equipamentos que poderiam ser compartilhados. O Hospital Regional fez uma primeira seleção das necessidades e trouxemos cinco ventiladores mecânicos para empréstimo à Santa Casa de Corumbá. Estamos fazendo a doação em nome do Hospital Regional, da Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul, o empréstimo desses equipamentos”, afirmou Josceli Roberto Gomes Pereira, diretor administrativo financeiro do Hospital Regional, que representou no ato o diretor-presidente do HRMS, Justiniano Barbosa Vavas.
De acordo com Josceli, os aparelhos não estavam sendo utilizados em razão da melhoria do parque de equipamentos do Regional. Conforme ele, sabendo da necessidade desses ventiladores em Corumbá e preocupados com a saúde do município, foi realizada a doação. “Tudo aquilo que acontece em Corumbá e não pode ser resolvido no município, acaba indo para os grandes centros, no caso Campo Grande e Dourados, por isso, essa necessidade de cuidar na ponta. Esse tipo de ação vai ser uma prática nossa constante a partir de agora. Tudo aquilo que o Hospital Regional puder ajudar, será feito”, assegurou Josceli Pereira.
“Gostaria de dizer que o secretário de Estado de Saúde Nelson Tavares corrobora com a política que está sendo adotada pelo Hospital Regional. A intenção é que todo equipamento ou medicamento que porventura possa existir lá e que em algum momento não possa ser utilizado, seja compartilhado com nossos pares que cuidam da saúde pública do Estado de Mato Grosso do Sul. Isso será uma constante, pode ter certeza”, garantiu Josceli. Atualmente, o valor de mercado de um ventilador mecânico é de cerca de R$ 70 mil.
O ventilador mecânico é importante na estabilização de pacientes e funciona como um pulmão artificial. “É utilizado geralmente no CTI para pacientes com insuficiência respiratória poderem respirar melhor com ajuda de um tubo”, explicou Rodolfo Rosa, médico urologista da Santa Casa e coordenador de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, também presente à reunião. Com a doação, ampliou em 100% o número de ventiladores mecânicos disponíveis na Santa Casa, subindo de cinco para dez. O hospital de Corumbá conta hoje com doze leitos no CTI.
Antônio Cezar Santos Sabatel, presidente da Junta Interventora da Santa Casa, afirmou ser “espetacular” a possibilidade desse tipo de parceria. “É a primeira vez que alguém chega aqui para doar algo para a gente. A Saúde do Mato Grosso do Sul não tem fronteiras e eles fazendo essa doação vai evitar até que a gente transfira pacientes daqui para Campo Grande. Tratar o paciente aqui é muito melhor”, disse Sabatel. Além dos ventiladores mecânicos, o Hospital Regional tem pretensão de doar camas, assim como outros aparelhos. “Isso é a descentralização da saúde”, completou.
O empréstimo obedece a um rito administrativo. Primeiro, é feito a cautela de empréstimo para que seja tramitada a cessão de uso. Havendo a cessão de uso, depois de um determinado tempo, pode ser realizado processo de doação.
Robson Sanches, diretor administrativo financeiro da Santa Casa de Corumbá, em nome da diretoria administrativa da instituição, realizou agradecimentos ao Hospital Regional pela doação e ao diretor-presidente Justiniano Barbosa Vavas, através do diretor administrativo financeiro Josceli Pereira.
Diário Corumbaense