Nomeação da médica foi publicada em portaria do Ministério da Saúde no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17)
“As estratégias precisam ser implantadas até a ponta. Precisamos ter capilaridade para obter sucesso em nossos projetos. Conseguiremos isso com a união das três instâncias gestoras: Federação, estados e municípios. A palavra chave é união”, disse Rosana.
O meu principal compromisso é com os pacientes de Covid-19. Me identifico com a missão de trabalhar para o controle da pandemia”. É com essa premissa que a médica Rosana Leite de Melo assume a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a médica fortalecerá a estrutura técnica da pasta. “A Dra. Rosana é professora da UFMS, tem experiência em gestão pública, presidiu o CRM do Mato Grosso do Sul e reestruturou a Residência Médica no Brasil. Ou seja, tem um perfil técnico e sabe dialogar com os profissionais de saúde”, disse.
A Secretaria de Enfrentamento à pandemia é a área responsável por estratégias de combate à doença no país. “Já foram realizadas muitas ações, mas com o passar de um ano e meio nós temos outros agravos. O fato de concentrarmos e termos um ordenamento nesta secretaria vai somar”, afirmou a nova secretária.
Rosana aposta na vacinação como a chave para vencer a crise pandêmica. “Vamos vencer o vírus focando na prevenção -seja ela primária, secundária ou terciária- e nas vacinas”, disse Rosana. A previsão do Ministério da Saúde é ter toda a população vacinável, cerca de 160 milhões de brasileiros, imunizada até o fim do ano.
ROSANA LEITE
Formada em Medicina na UFMS, em 1997, Rosana fez residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Servidor Público Municipal (SP) e em Cirurgia Oncológica no Hospital AC. Camargo. Ela possui título de especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço. A médica ainda foi professora da faculdade de Medicina da UFMS e cirurgiã de Cabeça e Pescoço do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.
De 2017 a 2018, Rosana foi secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica no Ministério da Educação. Também foi diretora do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, onde atuou até este mês. A unidade é referência em combate à Covid-19 no estado.
Mahila Lara
Ministério da Saúde
(61) 3315-3580