A chegada do covid-19 causou grande impacto em todo o país, e o número alarmante de pessoas contaminadas gerou mobilização na população. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o número de casos tem sido consideravelmente controlado.
Definido como referência para este tratamento o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) busca cotidianamente estudos em artigos científicos, bem como métodos eficazes já utilizados no exterior, para então proporcionar os melhores tratamentos aos pacientes, conforme a necessidade de cada caso.
Entre as prioridades da atual gestão está o atendimento humanizado, ele é aplicado nas mais variadas especialidades do hospital, como tratamento oncológico adulto e pediátrico, gestação de alto risco, cardiologia, dentre outras referências. Ciente dessas ações, a terapeuta floral, Joseanne Roque, decidiu contribuir com sua especialidade e realizou a doação de florais aos colaboradores da Instituição.
Este tipo de terapia é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde, além de ser uma pratica não invasiva, também não é farmacológica, logo não existem contra indicações. Após esse estudo, a Terapeuta proporcionou frascos florais elaborados com a finalidade de aumentar o equilibro emocional dos colaboradores, bem como aliviar a tensão dos mesmos.
As entregas iniciaram em março, e seguem ativas no HRMS, já são mais de 600 produtos doados, toda essa ação só foi possível graças as doações dos pacientes da terapeuta, “É gratificante poder contribuir com os profissionais que estão na linha de frente deste enfrentamento, agradeço imensamente e desejo luz, paz e saúde que possamos sair em breve desse momento difícil e assim construir um mundo melhor, mais solidário”, destacou presidente da Associação dos Terapeutas Florais de MS.
Para agregar e abrilhantar mais carinho, a terapeuta, juntamente com a equipe do HRMS contribuíram, ainda, com a doação de um kit contendo uma bíblia, um floral e uma mensagem de pêsames aos familiares que perderam alguém na luta contra o covid-19, e não podem se despedir de forma tradicional devido ao risco de contaminação, e normas municipais de velório e sepultamento.
“Toda a equipe multiprofissional do HRMS é sensível ao tratar tanto os pacientes quanto os familiares, poder proporcionar mais essa atenção nos conforta, além disso cuidar dos nossos colegas de profissão também faz todo esse empenho valer a pena”, destacou a enfermeira Regina Terra, uma das responsáveis pela distribuição dos florais.
Por Raiza Calixto