Campo Grande (MS) – O Banco de Leite do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) recebeu na manhã de hoje (21) do Rotary Clube Campo Grande Universidade a doação de equipamentos para armazenamento e conservação do leite materno. A solenidade de entrega foi realizada no Hospital Universitário, toda a rede de bancos de leite recebeu doações da organização rotariana.
O Banco de Leite Humano (BLH) do HRMS atende aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso hospitalizados. A maioria desses pacientes ainda não tem condição de mamar no peito e precisam ser alimentados por sonda. O melhor leite para esses bebês é o leite materno, mas quando a mãe não tem leite suficiente, essa criança precisa receber leite de doação.
A nutricionista e responsável técnica pelo banco de leite, Fernanda Menezes Paraguaçu de Oliveira, afirma que os equipamentos doados pelo Rotary são essenciais para mantermos o padrão nos processos de armazenamento e distribuição do leite humano. O HRMS foi contemplado com um banho maria, dois freezers e um computador.
De acordo com a responsável técnica, para oferecer um alimento de qualidade para esse paciente tão delicado, é necessário seguir um rígido padrão de qualidade, e “uma maior capacidade de armazenamento nos dá segurança para ampliarmos nosso processo de coleta de doações e consequentemente atendermos um número maior de pacientes”, esclarece Fernanda Menezes.
A diretora-presidente do HRMS, Dra. Rosana Leite de Melo, enalteceu o trabalho humanitário do Rotary: “A organização sempre se mostrou preocupada com a saúde pública, desde a erradicação da poliomielite até os dias atuais com os trabalhos voltados ao enfrentamento da Covid-19. O governador do Rotary Edilson Bigatão novamente se mostra sensível as causas sociais e traz para nós, projetos de ordem mundial da Fundação Rotária para atender as demandas, não apenas do Hospital Regional, mas de toda uma rede envolvida no aleitamento materno de crianças prematuras e hospitalizadas”.
Ser rotariano é salvar vidas sem ser médico (Edilson Bigatão – Governador do distrito 4470)
O empresário e governador do distrito 4470 do Rotary Clube, Edilson Bigatão explicou que o principal motivo de ser rotariano é “Salvar vidas sem ser médico, implementando projetos de todas as áreas que chegam demandas para levar um mundo melhor para todos”, o governador rotário disse ainda que os rotarianos são instruídos, pelo Rotary International a se envolver na campanha contra a Covid-19 dando exemplos, incentivando as pessoas a usar máscaras, álcool gel, e manter o distanciamento. “Mas nosso maior envolvimento está em incentivar as pessoas a tomarem a vacina, pois há aqueles resistentes que ainda criam dificuldades. Temos a expertise da erradicação da pólio e vamos trabalhamos nesse sentido para ajudar no combate a Covid-19”, destaca.
Dados do BLH/HRMS
O Banco de Leite Humano do HRMS recebeu no último mês de abril 41 litros e 46 bebês foram atendidos. Ao todo 23 lactantes fizeram doações. Um número bem inferior aos 70 litros recebidos no mesmo período de 2020, ou seja, com a pandemia a doação diminuiu significativamente. Até agora no mês de maio 20 doadoras encaminharam 30 litros de leite e o estoque está abaixo dos 10 litros.