Em 15 de outubro é uma data comemorada o Dia Mundial da Lavagem das Mãos (Global Hand Washing Day). Uma campanha educativa pela lavagem das mãos de forma correta, com água e sabão, com o objetivo de diminuir o número de doenças e até mortes causadas por doenças infecciosas. A OPAS/OMS Brasil apóia esta iniciativa, justificada por seu Representante, Diego Victória “ Embora a campanha mobilize muitos países em que por motivos financeiros há mais dificuldade de se obter ou valorizar o sabão como prioridade básica, a higienização das mãos, de uma forma geral, é um hábito negligenciado em todo o mundo e em todas as classes sociais. Ressaltando, mais uma vez, a importância desta campanha de conscientização”
O foco do movimento são crianças e escolas, não apenas por serem potenciais vítimas de doenças infecciosas, mas especialmente por serem creditadas como potenciais agentes de mobilização e multiplicação para a formação da cultura de que “Mãos limpas salvam vidas”.
A iniciativa é importante, mas não é nova. Conta a história que o Dr. Ignaz Semmelweis, em 1847, ao perceber que as crianças morriam menos ao nascer quando vindas ao mundo pelas mãos limpas das parteiras e não pelas mãos sujas e ensanguentadas dos médicos da época, ficou intrigado e saiu correndo pelas ruas gritando “lavem as mãos, lavem as mãos”.
O SCIH promoveu a campanha no dia 09 de outubro voltando a atenção para a comunidade- Os Acompanhantes o evento acontenceu no anfiteatro do auditório Jacarandá com a reunião de vários
acompanhantes que estão internados em diferentes andares realizando um “Cine Pipoca” com a apresentação de 03 vídeos para Conscientização da importância da lavagem das mãos no ambiente hospitalar, assim como a dinâmica com a utilização da tinta guache para o repasse da técnica de higienização da mãos e realizar de forma simbólica uma arvore onde as raízes são os 05 momentos de higienização das mãos;
A Diretoria administrativa apoia o evento enfatizou que essas ações melhoram cada vez mais o índice de infecção do hospital assim como também conscientiza de como os acompanhantes teve estar auxiliando a melhor assistência do seu familiar aqui internado;
Contamos com a parceria dos acadêmicos da Universidade Anhanguera que estiveram presentes na realização de estações com a dinâmica da caixa com a luz negra e utilizando o produto luminol para a realização da técnica de higienização das mãos .
A CCIH realiza o evento como uma das metas do programa de prevenção de controle de infecção hospitalar que está implementado em 2017 assim como treinamentos periódicos realizado a todos os profissionais do HRMS.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa