RNA Especialista

JUNHO LILÁS – MÊS DO TESTE DO PEZINHO

Doutor Alberto Cubel, médico pediatra


Junho Lilás, instituído em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho – 6 de Junho, é o mês de conscientização sobre a importância do exame. O mês é dedicado a campanhas e debates para promover o tema.

Médico pediatra do HRMS, o doutor Aberto Cubel destaca que o teste tem sido um instrumento fundamental para a detecção precoce de doenças que possam comprometer o desenvolvimento saudável do recém-nascido.

“O teste do pezinho é um exame realizado em recém-nascidos, através da coleta de gotas de sangue dos pés, geralmente entre o terceiro e quinto dia de vida, que tem como função o rastreamento de doenças congênitas que podem ter evolução catastrófica, com risco de sequelas e morte, podendo ser evitadas e tratadas precocemente”, explicou.

Conforme o Sinasc (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos), Mato Grosso do Sul registrou 40.101 nascimentos no ano de 2022. Dados do IPED/APAE (Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos/ Associação de Pais e Amidos dos Excepcionais) de Campo Grande, habilitado pelo Ministério da Saúde como serviço de referência em Triagem Neonatal no Estado, apontam que 84,42% dos recém-nascidos realizaram o teste. Doutor Cubel acrescenta que, atualmente, o teste realizado na rede pública investiga cerca de seis doenças, mas está sendo ampliado para 14 com projeção para futuramente detectar até 50 doenças.

“As doenças detectadas são as relacionadas ao excesso de fenilalanina, hemoglobinopatias, toxoplasmose congênita, galactosemias, aminoacidopatias e distúrbios do ciclo da ureia e beta oxidação dos ácidos graxos”, detalhou o médico.

No HRMS, cinco testes são coletados por dia e nenhum recém-nascido sai sem o ter realizado o exame.


Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.