Com a chefe do setor de Endoscopia do HRMS, médica endoscopista drª Caroline Leonardi
No mês de conscientização e combate ao câncer coloretal – Março Azul, a chefe e responsável técnica do setor de Endoscopia do HRMS, médica endoscopista Caroline Leonardi, faz um alerta sobre o segundo tipo de câncer que mais mata no País, conhecido como câncer de intestino.
Hoje, a chance de uma pessoa desenvolver a doença é da ordem de 4,3%, sendo ela mais comum em homens e mulheres com mais de 45 anos ou em pessoas que tenham casos na família.
“No Brasil, o câncer colorretal atinge mais de 40 mil pessoas por ano. Com o envelhecimento da população, estima-se que o número de mortalidade em virtude da doença aumente até 2025”, alerta a especialista.
A dra. Caroline Leonardi acrescenta que a maioria dos cânceres colorretais se desenvolve lentamente ao longo de vários anos.
“Antes de se tornar um câncer, a doença começa com o crescimento do tecido pelo qual é formado, geralmente um pólipo [verrugas] não cancerígeno, no revestimento interno do cólon ou do reto”, explica.
Para o diagnóstico da doença, a médica reforça que é importante estar atento aos sintomas. Como parte das ações em alusão ao Março Azul, o HRMS realizará exames gratuitos para os colaboradores. Para mais informações, o colaborador deve procurar o setor de endoscopia do hospital.