Campo Grande (MS) – Caio Liberalino e Silva Rodrigues (19) e Sandra Suely Miguel Versoza da Silva (60), ambos venceram a Covid-19 e tiveram alta do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) hoje (23), e foram recepcionados com muita emoção por amigos e familiares.
Caio passou 43 dias internado, sendo que 20 deles foi entubado e estado grave. Com apenas 19 anos, caio é um dos poucos casos doença em jovens. Dos 9092 casos notificados, apenas 95 são em jovens da faixa etária de 16 a 24 anos; dois não resistiram a doença.
Já Sandra Sueli deu entrada no HR no dia 08 de abril e teve uma situação um pouco mais tranquila, mas por ter comorbidades necessitou de cuidados redobrados para não elevar a hipertensão. Sandra chegou a receber 15 litros de oxigênio na máscara não reinalante, mas não precisou ser intubada.
A diretora-presidente do HRMS, Dra. Rosana Leite de Melo descreve a Covid como uma doença traiçoeira e agressiva ao ser humano. “A Covid trata as pessoas de forma totalmente diferente; independente de idade, sexo ou comorbidades. Temos de um lado, um jovem com toda vida pela frente, e de outro lado, uma senhora que tem muito ainda para comemorar com os netos e a doença agiu de forma singular em ambos. Nós do hospital regional trabalhamos diuturnamente para salvar vidas, e os óbitos estão tão acentuados na pandemia, que quando uma pessoa vence a Covid é sinônimo de alegria, de satisfação e de realização profissional para todos nós”, comemora.
Tanto Caio quanto Sueli já estão em casa, e seguem os protocolos biomédicos de proteção e isolamento até o fim do tratamento domiciliar.