Na manhã desta quarta-feira (13), o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) recebeu a visita de três integrantes do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo para apresentar um projeto que faz parte do Proadi- SUS, o Lean nas Emergências. O projeto tem como principal objetivo melhorar o atendimento e desafogar o fluxo na Unidade Hospitalar.
O sistema health care teve inicio em 2017 no Hospital Sírio-libanês sendo implantado inicialmente em 6 hospitais. Diante da resolutividade e sucesso, o mesmo foi estendido para outras regiões do Brasil. A equipe técnica responsável pelo projeto é composta de um médico, um especialista e três técnicos que participam juntamente a administração do Hospital durante o período de seis meses, onde são feitas visitas quinzenais e elaborado um plano de acordo com a necessidade do hospital, então alterações são realizadas como por exemplo a preparação de apoio para evitar superlotação.
O projeto esta implantado em 36 hospitais públicos em todo o país, a expectativa da equipe técnica é chegar a 100 unidades de saúde até 2020. Ana Carolina Brasil é gerente do Lean e ressalta a importância deste trabalho,” Cada hospital é um desafio possível, já passamos por diversas instituições que anteriormente proporcionavam um padrão precário de saúde a população, e que após a implantação do Lean teve esse índice elevado, trabalhamos em equipe,é um trabalho continuo que depende do envolvimento dos gestores, dos médicos, enfermeiros, técnicos, de todo o hospital”, destacou a gerente.
O Diretor Presidente do HRMS, Doutor Márcio Eduardo de Souza Pereira participou da apresentação juntamente com toda a diretoria do hospital, além do Secretário de Saúde Geraldo Rezende. Posteriormente o diretor acompanhou os técnicos durante a visita no PAM (Pronto Atendimento Médico), onde puderam conhecer todos os detalhes e aspectos que o Hospital Regional possui, além da superlotação e desenvoltura das equipes para atender e acomodar os pacientes.
“Tem o que é real e o que é o meu sonho. Meu sonho é transformar o HR no hospital Sírio-libanês, mas isso não vai acontecer tão cedo. A semente do hospital Sírio-Libanês é de 1921, a semente do Hospital Regional é de 1997, nós temos um período muito distante, nós temos que aprender, não vamos pular etapas, vamos aprender com o hospital Sírio como chegar a um nível que eles chegaram num curto espaço de tempo. Quanto? Não sabemos, mas estamos aqui para aprender. Esse é o nosso sonho, transformar o hospital em uma referência pelo menos no Estado”, Destacou o Diretor Presidente do HR.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa