O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NSP) em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HRMS comemora neste dia 13 de Setembro o dia Mundial da SEPSE.
As equipes de enfermagem realizaram sensibilização educativa para alerta aos sinais clínicos de que o paciente apresenta quando esta em risco para Sepse. Desta forma, a equipe de enfermagem poderá comunicar ao médico estes sinais à tempo, para que o paciente receba as medidas preconizadas pela OMS para diagnóstico e tratamento da Sepse precocemente, aumentando as chances de tratamento ao paciente.
Na oportunidade, também foram relembrados os cuidados de prevenção de infecção relacionadas a estes dispositivos (pneumonia associada a ventilação mecânica, infecção de corrente sanguínea associada a cateter venoso central e infecção do trato urinário relacionado a cateter vesical de demora) e sobre todos os cuidados assépticos, enfatizando a descontaminação dos dispositivos dos cateteres venosos periféricos com álcool a 70% sempre antes das infusões venosas.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa