Campo Grande (MS) – O Comando Conjunto do Oeste (CCO), atendendo ao pedido da presidência do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, disponibiliza, a partir desta quarta-feira (08.07) um grupo de onze combatentes do Exército para procedimentos de controle de fluxo e aferição de temperatura, nas principais portas de entrada da unidade hospitalar.
É a segunda vez que o CCO auxilia o HRMS na prevenção à pandemia. O Comando já havia prestado assistência ao Hospital na desinfecção da Unidade de Saúde Transitória (Hospital de Campanha), por duas vezes. A última, durante a Visita do Ministro da Defesa e general do Exército, Fernando Azevedo e Silva.
A diretora-presidente, Rosana Leite de Melo, também agradece ao CCO pela disponibilidade imediata: “O pronto atendimento das Forças Armadas ao nosso chamado mostra muito mais que colaboração, demonstra comprometimento do Exército no enfrentamento à Covid-19. Suas ações e disposição de auxiliar o Hospital nesse momento tão delicado à saúde pública corroboram com nossas medidas, deixando o ambiente hospitalar mais seguro para a população e nossos colaboradores”.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o apoio é fundamental e prova a união de esforços para o combate à pandemia. “Agradecemos o apoio do Comando neste momento tão difícil para todos nós. Somando esforços em estratégias bem elaboradas é o que fará a diferença nesta guerra ao coronavírus. Esta triagem é importante para garantir a segurança da população e de profissionais ao entrar nas estruturas do hospital que é referência no tratamento da doença”.
Somando esforços em estratégias bem elaboradas é o que fará a diferença nesta guerra ao coronavírus. (GR)
De acordo com o Tenente-Coronel Sérgio Alves, a atividade faz parte de uma série de operações de cooperação com os diversos órgãos e agências governamentais de Saúde e da Segurança Pública, dentro do contexto da Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, e visa permitir que os profissionais de saúde possam estar inteiramente dedicados ao atendimento de pacientes infectados.
“Prossegue, ainda, nas instalações daquele nosocômio [unidade de saúde], ações semanais de descontaminação de ambientes, realizadas por militares capacitados e especializados. O Comando destaca que suas tropas prosseguem atuando no combate aos efeitos da pandemia nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, de forma permanente, 24 horas por dia e 7 dias por semana, com profissionalismo e dedicação, atributos inerentes à profissão militar”, salienta.