A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, realizou nesta quinta-feira (18), no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o Encontro Estadual dos Serviços de Diálise com o tema “Construindo uma Assistência segura em Mato Grosso do Sul”. O evento reuniu representantes de várias regiões do estado com o intuito de melhorar o atendimento aos pacientes renais crônicos da rede.
Na abertura dos debates, o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, ressaltou a importância da troca de experiências exitosas para construção de boas práticas assistenciais. “Muito importante avançar nas práticas de assistência na atenção primária para reduzir o número de pacientes que podem evoluir para doença renal crônica, sejam eles hipertensos, diabéticos ou de outras comorbidades”, disse.
A gerente de Serviços de Saúde da coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, Aline Schio de Souza, explica que a segurança do paciente renal crônico evita o surgimento de problemas ao longo do tratamento. “A padronização dos protocolos e a análise e monitoramento de indicadores auxiliam na prevenção e controle de infecções, o que tem impacto direto na qualidade de vida dos pacientes”.
Desde o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente, em 2013, o mês de abril foi escolhido para ampliação das discussões sobre as ações voltadas para melhoria da segurança do paciente no Brasil.
Marcus Moura, Comunicação SES