Raiza Calixto – Assessoria de Imprensa.
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HRMS em comemoração do Dia Mundial de Higienização das Mãos em nossa instituição, elegeu o tema “Higienização das Mãos no contexto da segurança do paciente”, para a realização do evento.
A data 05 de maio foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com intuito de promover uma jornada de mobilização global para a higienização das mãos nas instituições. Nesta data, em todo o mundo, são promovidas atividades para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância desta prática, visto que previne e reduz infecções promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.
O SCIH realizou uma série de atividades baseada em cronograma para os três períodos de assistência hospitalar (manhã, tarde e noite). Para a abertura do evento as seguintes autoridades institucionais estiveram presentes: Dr. Marco Antônio Cazzolato (Diretoria Técnica). Enfa. Luciene Gamarra Vieira Esmi (Diretora de Enfermagem), Dr. Alexandre Frizzo (Diretor Clinico) e Dra. Andyane Freitas Tetila ( Presidente da CCIH).
Houve apresentação musical de paródia em controle de infecção – Higienização das Mãos, realizado pelo Estagiário do curso de enfermagem Mateus (SCIH), logo após, contando com a participação de representantes da VISA-MS e CMCIRAS, Dra. Mara Galiz Lacerda e Dra. Andyane Tetila participaram da Mesa Redonda. Foi apresentado sobre Auditoria de Higienização das Mãos nas unidades hospitalares pela Enfa. Caroline Aparecida Barbosa Coelho Rocha e Enf. Milton (Prof. da Universidade Anhanguera).
Foi realizada entrega de certificados aos setores que tiveram maior adesão na auditoria de higienização: UTI Neonatal e UTI Adulto Ilha 2 .
Durante todo o evento foram realizadas: exposição de bactérias multirresistentes em placas cedidas pelo LAC – HRMS, auditoria de higienização das mãos com caixa de luz ultravioleta, rodas de conversa realizada pelos acadêmicos e professores da Anhanguera, com participação dos Doutores Palhaços, premiação nos setores com coffe-break para os ganhadores da Auditoria de Higienização das Mãos, e rodas de conversas realizadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente. Swabs das superfícies foram coletados para intensificar a adesão à higienização das mãos.
O evento contou com a participação de pelo menos 400 pessoas durante todo o período (treinamento e dinâmicas), sendo também sorteados vários brindes para os funcionários, estimulando a adesão.