O PAM (Pronto Atendimento Médico) do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) conta atualmente com 77 leitos, porém atua diariamente acima do limite. No setor são realizados serviços de urgências clinicas e cirurgia adulta e pediátrica. Por mês são registrados 2.495 atendimentos o que resulta em uma média anual de 29.939 pacientes acolhidos pelo PAM.
O Pronto Socorro é composto por quatro socorristas, um cirurgião e mais dois disponíveis para cirurgia de urgência, dois pediatras e um fisioterapeuta. Para atender a demanda diária totalizamos 42 clínicos, 26 cirurgiões, 20 pediatras, 104 técnicos, 20 enfermeiros e 4 fisioterapeutas, além dos 12 colaboradores que cuidam da administração do setor que trabalham em regime de plantões.
Conforme a Coordenadora do PAM, Marly Arruda, os pacientes são acolhidos e classificados de acordo com o protocolo de Manchester que vem a ser um sistema eficaz que identifica a situação da enfermidade do paciente variando em situações não urgentes(azul), pouco urgente(verde), urgente(amarela), muito urgente(laranja) e emergência(vermelha).
Quando possível os pacientes classificados como azul e verde por serem de baixa complexidade são redirecionados a unidades básicas de saúde para atendimento, uma vez que o PAM do HRMS é um pronto atendimento de média e alta complexidade.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa