A nova Diretoria Clínica Médica e os 10 membros do Conselho Técnico do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) foram empossados nesta quinta-feira (3). O médico nutrólogo Sérgio Renato de Almeida Couto foi empossado, junto com a vice-diretora, médica cardiologista Julieta de Faria Zumpano Luzardo, pela diretora-presidente da Funsau (Fundação Serviços de Saúde de MS), Marielle Alves Corrêa Esgalha.
O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, e a secretária-adjunta,
Crhistinne Maymone, acompanharam a posse, junto com os demais diretores do hospital.
Como membros do Conselho Técnico, foram empossados os médicos Eliseu Willians Krajewski Albuquerque, Fabiana Aguiar Vera Cruz Moreno, Marco Antonio Duarte Cazzolato, Evandro Halysson Cangussu Silva, Paola Stella Wanderley de Oliveira e Celio Helegda. Os suplentes são Patrícia Salomão Cunha Ferreira, Louise Dutra Madureira, Helenita Maria de Oliveira Liberatti e Ana Carulina Guimarães Belchior.


A diretora-presidente da Funsau destacou que a eleição para escolha da nova diretoria médica demonstrou o interesse da classe médica em estar presente nos processos do hospital. “Viemos de uma pandemia, em que todos se mobilizaram e descaracterizamos o hospital por um bem maior naquele momento. Desde então, no início de 2023, demos andamento na recuperação da nossa identidade, do nosso papel como hospital de referência em média e alta complexidade, com 53 especialidades médicas e um corpo de profissionais riquíssimo em qualidade, competência e comprometimento”, afirmou.
A médica também agradeceu ao médico Alexandre Frizzo, que deixou a Diretoria Clínica. “Doutor Frizzo, as sementes que o senhor plantou, com todo amor do mundo, geraram muitos bons frutos, inclusive vários conselheiros eleitos, que, tenho certeza, farão um excelente trabalho. Ao senhor, toda a gratidão do nosso hospital, seu mandato acaba aqui, mas será sempre HRMS”, disse.
O secretário de Saúde, Maurício Simões Corrêa, lembrou o papel estratégico que o HRMS tem para Mato Grosso do Sul e a necessidade de trabalhar em conjunto. “Como o desafio é enorme, fico feliz por já nos conhecermos, doutor Sérgio. Sempre que precisar, estou à disposição para ajudar a você e a todos aqueles que assumiram hoje. Queria também parabenizar o doutor Alexandre Frizzo por toda sua trajetória aqui neste hospital e pela postura firme”.
Ao se despedir do cargo de diretor clínico, o médico Alexandre Frizzo agradeceu a todos e destacou o empenho do Governo do Estado em investir no hospital. “O governo não poupou esforços para trabalhar a questão estrutural do hospital, dos procedimentos, custeio e recursos humanos, valorizando de um modo muito significativa toda a classe dos colaboradores. Eu me sinto realmente satisfeito e deixo esse cargo para o nosso amigo Sérgio, que sei, com certeza, que fará muito bem o trabalho”, pontuou.


Há quase 20 anos no hospital, o médico Sérgio Couto lembrou sua trajetória e disse que um dos desafios deve ser a revisão do Regimento Interno do HRMS. “Faço parte do corpo clínico do HRMS há quase 20 anos, período no qual atuei em diversas funções, coordenações, conselhos e comissões. Sinto-me comprometido com este hospital desde que participamos da primeira pós-graduação em Gestão de Clínicas e Hospitais do SUS, oferecida pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, o HRMS designou 10 profissionais para essa capacitação, com a missão de buscar inovações em gestão e promover melhorias na qualidade do atendimento. Nosso trabalho final resultou no projeto que deu origem ao atual SAD (Serviço de Atenção Domiciliar). Contamos, desde já, com o apoio da Direção para que possamos conduzir esse trabalho com efetividade, compromisso e harmonia institucional”, finalizou.
Os membros da Comissão de Ética serão empossados pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul.
Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS