A Ouvidoria do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul concluiu, no mês de setembro, 97,5% das demandas registradas. O dado foi apresentado na última edição da Reunião de Apresentação, Discussão e Análise de Resultados (RADAR). A reunião conta com gestores de todos os setores e a diretoria da unidade hospitalar para apresentação e análise de indicadores.
Nos últimos seis meses, o indicador tem ficado acima da média, que é de 80%. Em setembro, porém, o índice atingiu o maior patamar. Ao longo do mês, foram realizados 162 atendimentos, que geraram 121 demandas. Destas, 118 foram concluídas – ou seja, respondidas.
Para a ouvidora titular do HRMS, Luciane Cristina Soares, o resultado positivo deve-se ao trabalho conjunto da Ouvidoria com a gestão do hospital, além do novo sistema implantado pela CGU (Controladoria Geral da União) e adotado pela FUNSAU (Fundação de Serviços de Saúde), o Fala.BR.
“O Fala.BR foi adotado pela Controladoria Geral do Estado e pela FUNSAU, visando o controle de cadastramento de demandas e de respostas dentro do prazo. Temos trabalhado para responder de forma eficaz e satisfatória as manifestações, reforçando os princípios fundamentais do SUS e garantindo os direitos dos cidadãos”, explica.
A diretora-presidente da FUNSAU (Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul), Dra. Marielle Alves Corrêa Esgalha, explica que a Ouvidoria é um canal importante, tanto para a sociedade quanto para a gestão. “A Ouvidoria é um canal oficial para ouvirmos a população. É o espaço em que a população e os usuários do hospital se manifestam. Por meio dessas manifestações e do trabalho da Ouvidoria, conseguimos identificar oportunidades de melhorias na gestão e, à medida do possível, implementá-las”, explica.
A manifestação na Ouvidoria do HRMS pode ser feita de diversas maneiras:
- Pela internet: https://falabr.cgu.gov.br/web/
- Presencialmente: Av. Engenheiro Luthero Lopes, 36 – Aero Rancho V – Campo Grande – MS
- Por telefone e WhatsApp: (67) 3378-2708
- Por e-mail: ouvidoriahrms@funsau.ms.gov.br
Patricia Belarmino/Comunicação HRMS