Com nota 90,67, o projeto intitulado “Modelo de avaliação de satisfação da experiência do paciente internado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul” foi um dos grandes destaques do XVIII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. A premiação ocorreu na manhã desta terça-feira (21), no Auditório Germano de Barros – Centro de Convenções Gil de Camilo, em Campo Grande – MS.
O projeto desenvolvido no HRMS desde 2022 ficou em primeiro lugar na modalidade Práticas Inovadoras de Sucesso – eixo Gestão, e consiste em um instrumento de avaliação da experiência do paciente através do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) com a coleta de dados ‘beira leito’, ou seja, a equipe composta pelas servidoras Leide e Andrea, vai até o leito do paciente no momento da alta e realiza uma pesquisa de satisfação do usuário com o preenchimento de um formulário com o auxílio de um tablet.
Além disso, os formulários também podem ser acessados via QR Code, em adesivos fixados nas portas das enfermarias e lugares estratégicos do hospital. Nesse formulário o paciente pode também realizar sugestões, reclamações e elogios quanto ao atendimento que está sendo prestado. Depois da coleta, o SAC realiza a intermediação entre o paciente e os responsáveis pelos setores visando atender as necessidades mais urgentes.
Atualmente são avaliadas aproximadamente 700 pesquisas, que representa em torno de 50% das altas do hospital. O proponente do projeto e coordenador de Monitoramento da Diretoria de Pesquisa, Ensino e Qualidade Institucional (DEPQI), Wilton Costa, destacou a importância do empenho da equipe para o sucesso do projeto.
“Com essa premiação, mais do que o nome do SAC, acreditamos que a DEPQI está sendo reconhecida pelo excelente trabalho que desempenha, com a condução da nossa diretora Dra Roberta Higa, contando também com pessoas altamente qualificadas e envolvidas no que faz. Acredito que vai dar mais visibilidade ao nosso Hospital, que por vezes é criticado. O SAC é um serviço novo que nasceu há pouco mais de 1 ano, mas que tem contado com todo nosso esforço, empenho e dedicação para dar certo”, afirmou.
Também proponente do projeto premiado, o servidor Mauricio Mosqueira Maciel destaca que a premiação vem reconhecer o que tem sido feito a fim de garantir melhorias para o hospital. “Esse trabalho vem reconhecer o que a gente tem feito para poder fazer com que a parte estrutural do hospital seja melhorada. De pouco em pouco, com a ajuda da diretoria, a gente consegue aos poucos melhorar o atendimento. É uma gratificação muito grande ser reconhecido”, afirmou.
A diretora-presidente do HRMS, Drª Marielle Alves Corrêa Esgalha, parabenizou a equipe vencedora e também os servidores do hospital que concorreram, mas não foram premiados. “Parabenizo todos os membros da equipe, é um prêmio que representa muito para nós e um projeto que contribui para aprimorar nossos instrumentos de gestão e melhorar o atendimento aos nossos pacientes. Aos servidores que concorreram este ano, mas não foram premiados, peço que continuem, pois é com ousadia que conseguimos conquistar nossos objetivos. Que tenhamos no próximo ano mais trabalhos de servidores nossos, reconhecidos e premiados”, afirmou.
Representando o governador Eduardo Riedel, o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) destacou a importância do reconhecimento e valorização dos servidores através da premiação.
“A gestão pública de Mato Grosso do Sul caminha bem pelo esforço contínuo dos servidores públicos. Temos um governador que trabalha muito, engajado, que faz com que os servidores sejam impactados diretamente por esse exemplo de cuidar do público, trabalhar em prol da sociedade. Temos certeza que quanto mais os servidores estiverem motivados e valorizados, melhor será a devolução para a sociedade em prestação de serviço”, afirmou Barbosinha.
A solenidade de entrega dos prêmios contou também com a participação da primeira-dama, Mônica Riedel, da secretaria da SAD, Ana Nardes, da diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula Martins de Assunção, entre outras autoridades.
Joilson Francelino, Comunicação HRMS