Diretores do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), de Campo Grande, estiveram nesta quinta-feira (5) em Dourados para proceder a entrega de mais cinco ventiladores pulmonares ao Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).
O diretor presidente da Fundação de Serviços de Saúde do Estado e do Hospital Regional, Justiniano Vavas, o diretor administrativo e financeiro da instituição, Josceli Pereira, e o assessor da Diretoria Administrativa, Eliandro Terres, foram recebidos pela superintendente do HU-UFGD, Mariana Croda, pelo gerente de Atenção à Saúde, José Flávio Sette de Souza, pelo chefe de Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutica, Ricardo do Carmo, e pelo gerente administrativo, Paulo César Nunes da Silva.
Um Termo de Cooperação Técnica assinado entre as instituições proporciona melhorias da utilização de recursos, para o atendimento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Anteriormente, o HU-UFGD já havia recebido outros três ventiladores pulmonares provenientes do HRMS, como também já enviou ao Regional um aparelho de ecoendoscopia, ampliando a oferta de serviços e contribuindo para a implantação da Residência Médica em Gastrologia naquela instituição.
“Acredito nas parcerias, porque juntando esforços vamos encontrando alternativas para solucionar problemas que são comuns. A boa utilização dos bens públicos, assistindo maior número de pacientes, foi o objetivo desta cooperação com o Hospital Regional, mostrando que esse é um bom caminho”, comentou a superintendente Mariana Croda.
O diretor financeiro do HRMS explicou ainda que o bom resultado das parcerias resultou numa política de sustentabilidade que consiste na cessão de equipamentos a hospitais de outros municípios à medida em que vão sendo substituídos, gerando economia e otimização de recursos. A interiorização da saúde sempre foi uma das prioridades do Governo do Estado, Além do HU-UFGD, A Santa Casa de Corumbá já recebeu equipamentos do HRMS e está sendo planejada a entrega também a um hospital de Maracajú.
“São equipamentos que trocamos por outros, mas que ainda estão em pleno funcionamento e condições de uso. O repasse desses itens a outras unidades de saúde favorece a permanência e o tratamento do paciente no local de origem, reduzindo a necessidade de transferência”, explicou Josceli Pereira.
Após a entrega dos equipamentos, os visitantes conheceram as instalações do HU-UFGD.
Assessoria de Imprensa HU-UFGD.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa